Escolas, ambientes virtuais e humanidade

O ponto รฉ que nรฃo consigo deixar de refletir sobre uma possรญvel relaรงรฃo entre estes eventos e a suspensรฃo da realidade palpรกvel

Mariane Veiga, por Rafael Pelegrini

Publicado em: 13/04/2023 ร s 18:05 | Atualizado em: 13/04/2023 ร s 20:32

Considerando os terrรญveis acontecimentos que vรชm ocorrendo em diversas escolas de nosso paรญs, bem como o sentimento de preocupaรงรฃo para com a integridade de nossas crianรงas que tais eventos tรชm ensejado, resolvi escrever sobre um componente importante dessa trama. 

O ponto รฉ que nรฃo consigo deixar de refletir sobre uma possรญvel relaรงรฃo entre estes eventos e a suspensรฃo da realidade palpรกvel a qual nossa civilizaรงรฃo experimenta, a cada dia, enquanto abraรงa desenfreadamente os ambientes virtuais.

E sem querer parecer o tiozรฃo do โ€œah, mas no meu tempo nรฃo tinha issoโ€, nem demonizar a imersรฃo digital da geraรงรฃo atual, penso que devemos problematizar o relacionamento precoce das nossas crianรงas/adolescentes com os ambientes virtuais.

Temos visto uma enormidade de juvenis que, embora dominem tudo o que se refere ao uso de mรญdias e redes โ€œsociaisโ€, nรฃo entendem o bรกsico dos contratos e etiquetas sociais necessรกrios para um convรญvio adequado com os seus semelhantes, por exemplo, dar um bom dia, dizer obrigado ou por favor etc. Tenho a impressรฃo de que muitos sรฃo, inclusive, indiferentes ร  prรณpria humanidade que os circunda.

ร‰ necessรกrio, portanto, refletirmos sobre o quanto a imersรฃo no mundo virtual altera a realidade a mรฉdio e longo prazo dos relacionamentos pessoais e materiais do indivรญduo no mundo vivido, na realidade fรญsica concreta.

Nesse รขmbito, diante de um quadro instรกvel, transitรณrio e intergeracional entre o mundo virtual e o mundo real, pergunto: nรฃo seria necessรกrio, antes de tudo, criar um ambiente educacional adequado para que as crianรงas pudessem, primeiramente, dominar as regras de convivรชncia humana e somente apรณs isso iniciรก-las no mundo digital/virtual?

A cada dia, isso รฉ fato, estรก ocorrendo primeiro a iniciaรงรฃo ao ambiente virtual. E, pior, รฉ dado รชnfase a isso em detrimento de outros contatos sociais.

Com efeito, se as crianรงas nรฃo aprenderem a conviver e a respeitar primeiramente as pessoas, os seres humanos, semelhantes seus, como elas poderรฃo desenvolver a noรงรฃo e o sentimento se importar com outrem?

Concluo, afirmando que nรฃo รฉ correto a satanizaรงรฃo da tecnologia. Atribuir a ela a gรชnese do mal seria maniqueรญsmo barato. Todavia, รฉ necessรกrio que a pedagogia, os valores humanรญsticos e a รฉtica nรฃo sejam suprimidas por ela. Dessa forma, poderemos ter uma juventude equilibrada, que maneja bem o mundo virtual, mas que รฉ, acima de tudo, humana.

O autor รฉ historiador.

Foto: Rovena Rosa/Agรชncia Brasil