A mesma ladainha

O que um dia foi โ€œapenasโ€ o pagamento de uma promessa, hoje รฉ um ato de resistรชncia cultural

Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 25/06/2023 ร s 19:00 | Atualizado em: 26/06/2023 ร s 15:32

A festa dos bois-bumbรกs parintinenses tem duas dimensรตes que se complementam: a atividade popular e o espetรกculo artรญstico na arena da competiรงรฃo.

O calendรกrio dos folguedos inicia-se com a Alvorada do Garantido, na vรฉspera de 1ยบ de maio, Dia do Trabalhador e Dia de Sรฃo Josรฉ Operรกrio โ€“ esse รบltimo, nome do bairro onde se localiza a celebrada baixa da Xanda ou baixa de Sรฃo Josรฉ.

E segue com as passeatas que celebram os santos juninos.

A ladainha para Sรฃo Joรฃo realizada pelos Monteverde (descendente do fundador do boi-bumbรก Garantido, Lindolfo Monteverde), no antigo curral e quintal da famรญlia, como toda tradiรงรฃo, se transforma e se atualiza.

O que um dia foi โ€œapenasโ€ o pagamento de uma promessa, hoje รฉ um ato de resistรชncia cultural.

A sua realizaรงรฃo demarca sua propriedade fundadora e histรณrica.

Similar ao que ocorre na morte do boi, dia 17 de julho, a ladainha, rezada em latim, รฉ um compromisso da famรญlia com sua memรณria. E ocorre independentemente do apoio institucional ou oficial.

Porรฉm, o apoio tรญmido ou a falta dele, como ocorreu na noite passada, comunica a nรฃo compreensรฃo de sua grandiosidade. E contrasta com a espetacularizaรงรฃo dessa memรณria reivindicada na arena.

Contudo, a tradiรงรฃo da ladainha e das passeatas, que enriquecem o comรฉrcio e a cultura, tem a forรงa das celebraรงรตes populares.

Elas acontecem, pois o povo tambรฉm se apropriou dela.

Nรฃo hรก no horizonte a possibilidade de passar junho sem elas.

Foto: Dassuem Nogueira/especial para o BNC Amazonas