JĂ¡ como rĂ©u no STF, Bolsonaro vai pedir anistia e impeachment de Lula
DenĂºncia da PGR Ă© esperada antes do carnaval, ato no Rio Ă© em 16 de março

Publicado em: 16/02/2025 Ă s 19:22 | Atualizado em: 16/02/2025 Ă s 19:43
Em meio Ă iminente denĂºncia da Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar implementar um golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) articula manifestações pelo impeachment do presidente Lula da Silva (PT).
O ato, marcado para 16 de março no Rio de Janeiro, tambĂ©m incluirĂ¡ a defesa de um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A mobilizaĂ§Ă£o, que ocorrerĂ¡ em vĂ¡rias capitais, busca reforçar a oposiĂ§Ă£o ao governo Lula.
O Partido Liberal (PL) pretende organizar protestos em todo o Brasil, com a possĂvel presença de Bolsonaro no Rio de Janeiro para impulsionar a adesĂ£o de seus apoiadores.
Leia mais
PL de Bolsonaro arma cena para golpista posar de coitadinho
Em paralelo, o empresĂ¡rio Elon Musk causou repercussĂ£o ao apoiar as manifestações, compartilhando uma convocaĂ§Ă£o para protestos em 120 cidades.
Essa articulaĂ§Ă£o ocorre enquanto Bolsonaro se prepara para enfrentar uma denĂºncia formal da PGR, com base em um relatĂ³rio da PolĂcia Federal, acusando-o de liderar um golpe de Estado. A denĂºncia pode resultar em atĂ© 28 anos de prisĂ£o.
A situaĂ§Ă£o de Bolsonaro se agrava Ă medida que as investigações avançam, e sua estratĂ©gia de impeachment de Lula, sem base legal, pode enfraquecer ainda mais sua posiĂ§Ă£o polĂtica.
Leia mais em Forum.
Foto: Valter Campanato/AgĂªncia Brasil