Cantadores (en)cantados
Nesta crรดnica, o sapo รฉ exemplo emblemรกtico como experiรชncia marcante na vida e canรงรตes, que se tornam inspiraรงรตes de cantores brasileiros. Leia o que diz o biรณlogo Vinรญcius Avelar Sรฃo Pedro

Neuton Correa, por Vinรญcius Avelar Sรฃo Pedro*
Publicado em: 28/05/2025 ร s 07:12 | Atualizado em: 28/05/2025 ร s 09:29
A noite cai trazendo com ela o clima de romance. A mรบsica completa o cenรกrio na voz de cantores que embalam casais nos bares, restaurantes, casas de show eโฆ brejos. Sim! O coaxar tรญpico das noites ร beira dos ambientes aquรกticos รฉ basicamente uma serenata onde afinados cantores se exibem em busca de parceiros.
Os anfรญbios anuros โ chamados popularmente de sapos, rรฃs, pererecas, jias, caรงotes โ estรฃo entre os grupos animais que priorizam a informaรงรฃo acรบstica para a comunicaรงรฃo entre indivรญduos da mesma espรฉcie, principalmente quando o assunto รฉ reproduรงรฃo. Suas vocalizaรงรตes โ como os coaxos sรฃo chamados tecnicamente โ variam de acordo com a espรฉcie em timbre, altura e volume, com algumas mais melรณdicas, outras mais percursivas, criando nos brejos verdadeiros espetรกculos musicais.
No Brasil, รฉ particularmente fรกcil perceber a importรขncia dos sapos na paisagem acรบstica, afinal somos o paรญs com a maior riqueza de espรฉcies desse grupo no mundo. Abrigamos em nosso territรณrio cerca de 1.200 espรฉcies de sapos, o que equivale a 15% de todas as espรฉcies conhecidas no planeta.
Por esse motivo, temos o privilรฉgio de ter admirรกveis sinfonias dominando as noites nos campos e florestas de todo o Brasil, mas que tambรฉm podem ser ouvidas em sรญtios, quintais e outros ambientes urbanos. Nesses locais, especialmente em noites quentes e chuvosas, um ouvido mais atento poderรก distinguir os sons de mais de uma dezena de espรฉcies de sapos em qualquer regiรฃo do paรญs.
Os cantadores dos brejos
O coro de sapos รฉ um dos muitos aspectos da nossa rica fauna que caracteriza as paisagens do interior do Brasil, deixando marcas na nossa cultura. Os anfรญbios estรฃo presentes nas tradiรงรตes orais dos povos indรญgenas, nas crenรงas e โcausosโ caipiras, na poesia, nas artes visuais e, รฉ claro, nรฃo poderiam passar despercebidos por nossos mรบsicos e compositores. Os cantadores dos brejos se tornaram a fonte de inspiraรงรฃo para alguns dos principais mรบsicos brasileiros.
Joรฃo Donato nos oferece um dos melhores exemplos da presenรงa dos anfรญbios na mรบsica brasileira. A composiรงรฃo mais regravada de toda sua carreira revela jรก no tรญtulo os anfรญbios como grande fonte de inspiraรงรฃo. โThe frogโ nasce como uma mรบsica instrumental de andamento sincopado, jรก denunciando a inspiraรงรฃo em um coro de sapos, um provรกvel resgate de suas memรณrias afetivas da infรขncia na Amazรดnia acreana.
A primeira versรฃo cantarolada por Sรฉrgio Mendes e banda confirma a referรชncia: โGuiriguindim seria um sapo pequeninho, enquanto gorogondom seria um sapo gordo, de coaxar graveโ (Lichote, 2023). Mais tarde, Joรฃo Gilberto elabora um pouco mais os vocalises (vocalizaรงรตes?) dando ร sua versรฃo o nome de โO sapoโ.
Finalmente, Caetano Veloso pรตe letra na melodia de Joรฃo Donato que, entre jogos de fonemas e palavras, contextualiza sapos e rรฃs em seu hรกbitat natural. A partir daรญ, jรก intitulada โA rรฃโ, a mรบsica foi gravada por artistas como Gal Costa, Tim Maia, Mรดnica Salmaso, entre outros.
Outro exemplo emblemรกtico da influรชncia dos anfรญbios no cancioneiro brasileiro estรก na โCantiga do sapoโ, a mรบsica mais gravada de Jackson do Pandeiro, composta em parceria com Buco do Pandeiro. Natural de Alagoa Grande, municรญpio situado na regiรฃo conhecida como Brejo Paraibano, nรฃo รฉ de se estranhar que o artista tenha resgatado de suas memรณrias sertanejas justamente o coro de sapos como mote para uma de suas principais canรงรตes.
A sinfonia dos sapos
A chegada das chuvas no sertรฃo alegra nรฃo sรณ a gente, mas tambรฉm a sapaiada, que parece manter um diรกlogo, um bate-papo sobre trivialidades da vida no interior: โTiรฃo? Oi! Foste? Fui! Compraste? Comprei!โฆโ. Qualquer um que jรก tenha ouvido um coro de rรฃs-cachorro, por exemplo, deve ter tido a mesma impressรฃo de estar presenciando um diรกlogo ou uma discussรฃo entre os anfรญbios.
Nรฃo por acaso, podemos encontrar o โFoi! Nรฃo foi!โ dessas rรฃs, comuns em boa parte do Brasil, em cantigas populares e atรฉ mesmo no poema โOs saposโ, de Manuel Bandeira. Mais tarde, ao homenagear o rei do ritmo em sua composiรงรฃo โJack Soul Brasileiroโ, Lenine parece usar tambรฉm a voz de uma rรฃ-cachorro para questionar: โQuem foi?โฆ Quem foi?… Que fez o sapo cantor de lagoa?โ.
Mais ou menos na mesma รฉpoca dos sucessos de Joรฃo Donato e Jackson do Pandeiro, outro sapo estourava nas paradas de sucesso do Brasil. Os irmรฃos Regina, Evinha e Mรกrio Correa formavam o grupo vocal Trio Esperanรงa, tendo como um dos seus primeiros sucessos outra mรบsica intitulada โO sapoโ.
Composta por Jayme Silva e Neuza Teixeira, a letra bem-humorada conta a histรณria de uma festa no brejo com sapos, pererecas e jias, e destaca a natureza musical dos anfรญbios: โperereca, muito boa, fez-se ouvir ao violรฃo. Sapo disse um discurso e cantou uma canรงรฃoโ. A mรบsica ensina ainda uma noรงรฃo ecolรณgica bรกsica sobre os anfรญbios ao explicar que โsapo mora na lagoa, perereca na folhagemโ.
Coincidรชncia ou nรฃo, ainda nessa mesma รฉpoca, o sapo e a rรฃ surgem na trilha pela Mata Atlรขntica carioca por onde nos guia Tom Jobim em โรguas de marรงoโ, uma das mรบsicas brasileiras de maior sucesso no Brasil e no mundo.
Bituca e o encontro mรญstico com os sapos
Outro gigante da mรบsica brasileira, Milton Nascimento, tambรฉm teve sua experiรชncia marcante com os sapos. Embora aparentemente isso nรฃo tenha sido registrado em nenhuma de suas mรบsicas, o episรณdio foi relatado pelo grande compositor Mรกrcio Borges, irmรฃo de Lรด, em seu livro de memรณrias โOs sonhos nรฃo envelhecemโ.
Tambรฉm no inรญcio da dรฉcada de 1970, Mรกrcio, Milton e Fernando Brant faziam uma trilha pelas serras nos arredores de Diamantina, Minas Gerais, numa localidade de impressionante beleza cรชnica conhecida como Sentinela.
โNo entardecer rรณseo que prenunciavafrio,Bitucapuxouumamรบsicanoviolรฃo.Deumbrejoprรณximo,umsaporespondeuno tom. Nรณs nos entreolhamos. Na mudanรงa de acorde, outro sapo coaxou tambรฉm no tom, mas ajuntando uma terรงa maior. Bituca fez evoluir o acorde e a saparia (ou sapaiada) atacou de quintas, sรฉtimas, nonas, harmรดnicos, em vocalizaรงรฃo completa, veementemente interpretadaโ (Borges, 2011).
O prรณprio Mรกrcio define esse curioso โduetoโ com os anfรญbios como โum dos mais comoventes acompanhamentos musicais que Bituca teve a oportunidade de receber em toda a sua carreira de mรบsicoโ (Borges, 2011).
Se Bituca nรฃo registrou em letra de mรบsica seu encontro mรญstico com os sapos, outros compositores mineiros foram mais explรญcitos em sua afeiรงรฃo pelos anfรญbios. โPassar a noite caรงando sapo, contando casoโฆโ รฉ um dos grandes prazeres na vida de um herpetรณlogo (cientista que estuda os anfรญbios), mas parece tambรฉm fazer parte do ideal de vida bucรณlica descrita por Beto Guedes em โLumiarโ, uma de suas mais famosas canรงรตes, escrita em parceria com Ronaldo Bastos.
Os anfรญbios no cancioneiro brasileiro
Os anfรญbios marcam presenรงa tambรฉm no รกlbum โOs Borgesโ, que reรบne todos os mรบsicos da talentosa famรญlia mineira, nรบcleo de origem do movimento musical conhecido como Clube da Esquina. Nesse รกlbum icรดnico, รฉ justamente a mรบsica folclรณrica โO sapoโ, adaptada pelo patriarca, Seu Salomรฃo, a faixa escolhida para congregar todos os mรบsicos da famรญlia cantando e tocando juntos (Massolini, 2009).
Mas รฉ outro mineiro, o jรก saudoso Vander Lee que, em sua emocionante ora-canรงรฃo โAlma nuaโ, reconhece o valor poรฉtico dos anfรญbios ao incluir em suas preces: โOh Paiโฆ Dai-me o silรชncio da noite, pra ouvir o sapo namorar a luaโ.
Admiraรงรฃo parecida ficou registrada na canรงรฃo โSapoโ, de Renato Teixeira, outro grande trovador das riquezas do interior do Brasil: โOlha, escuta o sapo, na lagoa a cantar. Olha como รฉ lindo, ouvir de noite, ele cantarโ. Do universo caipira vem tambรฉm o famoso trava-lรญngua de โO sapo no sacoโ, sucesso original da dupla humorรญstica Jararaca e Ratinho, gravado tambรฉm por Rolando Boldrin.
Os anfรญbios aparecem como mote principal em canรงรตes de muitos outros artistas e bandas consagrados como Tavinho Moura (โPapo de sapoโ), Bezerra da Silva (โRapa cuiaโ), Jorge Mautner (โSapo cururuโ), Zรฉ Fortuna (โO palpite do sapoโ), Trio Nordestino (โSapo cururuโ) e Tianastรกcia (โSapo Antunesโ, composiรงรฃo em parceria com Tom Zรฉ).
Outras referรชncias
E as referรชncias aos anuros no cancioneiro brasileiro nรฃo param por aรญ. Nรฃo podemos nos esquecer da forte presenรงa dos sapos nas mรบsicas infantis, como personagens centrais em dezenas de composiรงรตes entre cantigas tradicionais e mรบsicas mais recentes. E se considerarmos tambรฉm as menรงรตes em sentido metafรณrico, menรงรตes humorรญsticas de duplo-sentido (โpererecaโ) ou em referรชncia a simpatias e feitiรงos (ex.: โseu nome na boca do sapo…โ), sapos, rรฃs, jias e pererecas aparecem em mais de 300 mรบsicas nacionais (Lorenรงรฃo, 2022).
Se, por um lado, os anfรญbios sรฃo considerados por muitas pessoas como asquerosos e de aparรชncia repugnante, รฉ na mรบsica โ tanto a que eles produzem quanto as que inspiram โ que eles nos mostram sua face mais admirรกvel.
Como o sabor da comidinha de vรณ ou o cheiro da terra apรณs a chuva, a cantoria dos sapos repousa guardada no fundo de nossas memรณrias sensoriais, vez ou outra vindo ร superfรญcie e manifestando-se em nossa produรงรฃo artรญstica.
Que seja essa mรบsica da natureza, produzida por sapos, insetos e aves, a nos inspirar rumo a um convรญvio mais harmonioso com a fauna. E que esta seja finalmente reconhecida em seus mรบltiplos valores, para alรฉm dos benefรญcios econรดmicos e pragmรกticos, mas tambรฉm por sua importรขncia afetiva, marcada nas mais diversas expressรตes culturais de nosso povo.
*O autor biรณlogo. Professor da Universidade Federal de Sรฃo Carlos, Campus Lagoa do Sino.
Publicado originalmente em โO Ecoโ.
Arte: Gilmal