Vergonha de Nova Olinda, lixão a céu aberto é denunciado pelo MP-AM

Prefeito de Nova Olinda do Norte tem sua atuação considerada como risco para a saúde da população

MP-AM/Divulg

Publicado em: 31/12/2020 às 10:56 | Atualizado em: 31/12/2020 às 10:56

A Prefeitura de Nova Olinda do Norte, na pessoa do prefeito reeleito Adenilson Reis (MDB), foi denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

O motivo é o lixão a céu aberto que se mantém há anos como ameaça à saúde pública. Além disso, o crime ambiental provoca risco de contaminação do lençol freático da água que serve à população.

A água distribuída ao nova-olindense, portanto, já é, há muito tempo, alvo de reclamação dos moradores por causa da cor e sabor.

Dessa maneira, o promotor de Justiça do município, Kleyson Barroso, ajuizou uma ação publica exigindo providências por parte do prefeito.

Em oficio de junho de 2020, Reis é cobrado pela promotoria para desse informações completas sobre a questão do lixão. A resposta foi evasiva e o problema se agravou.

Como resultado, o MP-AM aponta à Justiça que a falta de ação do prefeito tem gerado degradação ambiental. E, pior, o problema evolui para alterar as características ambientais do solo e subsolo.

Além disso, a ação contra Reis denuncia agressão à fauna e flora, reforçando o perigo em que a prefeitura está submetendo a saúde da população.

“E levando também em conta que o município não possui até o momento um aterro sanitário, ou sequer um plano municipal de gestão integrada de resíduos”. 

É o que consta em trecho da ação ministerial, que informou que o prefeito que vai para o quarto mandato na cidade tinha até o fim de 2020 para construir um aterro sanitário.

Providências imediatas

Em síntese, diante dessa situação vexatória, o promotor pede que a Justiça obrigue o prefeito a tomar ações imediatas em favor da saúde da população.

Por exemplo, acabar com o lixão em 60 dias, criar um plano de recuperação da área degradada e implantar coleta seletiva de lixo.

Fonte: MP-AM

Leia mais

Prefeito faz cemitério do coronavírus em área verde e população protesta

Foto: Divulgação/MP