Senado vota medida provisĂ³ria sobre exportaĂ§Ă£o de oxigĂªnio

O objetivo original da medida provisĂ³ria Ă© incentivar a internalizaĂ§Ă£o da produĂ§Ă£o de oxigĂªnio

Publicado em: 15/06/2021 Ă s 17:16 | Atualizado em: 15/06/2021 Ă s 17:40

O Senado deve votar nesta quinta-feira (17) duas medidas provisĂ³rias, entre elas, a MP 1.033/2021, que dispensa limite de exportaĂ§Ă£o para empresas de oxigĂªnio.

Aprovada na semana passada pela CĂ¢mara dos Deputados, a MP 1.033 dispensou, em 2021, as empresas produtoras de oxigĂªnio medicinal localizadas em zonas de processamento de exportaĂ§Ă£o (ZPEs) de ter pelo menos 80% de seu faturamento com vendas ao mercado externo.

A medida provisĂ³ria foi editada em fevereiro, apĂ³s crise sanitĂ¡ria no Amazonas, quando pacientes morreram por falta do insumo.

O oxigĂªnio Ă© um dos principais produtos usados nos hospitais para tratar casos graves da covid-19, e o objetivo original da MP Ă© incentivar a internalizaĂ§Ă£o dessa produĂ§Ă£o.

Esse ponto foi mantido na CĂ¢mara, que tambĂ©m transformou a MP num novo marco regulatĂ³rio para as ZPEs.

Conforme a MP, cabe ao Poder Executivo criar ZPEs nas regiões menos desenvolvidas. O objetivo das ZPEs Ă© fomentar a cultura exportadora, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusĂ£o tecnolĂ³gica, a reduĂ§Ă£o de desequilĂ­brios regionais e o desenvolvimento econĂ´mico. 

As compras no mercado interno ou importações de mĂ¡quinas e equipamentos por empresa autorizada a operar em ZPE ficam suspensas de uma sĂ©rie de impostos.

O mesmo se aplica Ă s compras de matĂ©ria-prima, produtos intermediĂ¡rios e materiais de embalagem, tanto importados quanto adquiridos no Brasil.

A MP tambĂ©m dispensa as exportações e importações das empresas localizadas em ZPEs de licenças ou autorizações de Ă³rgĂ£os federais, com exceĂ§Ă£o dos controles de ordem sanitĂ¡ria, da segurança nacional e da proteĂ§Ă£o ao meio ambiente.

No entanto, essa dispensa de licenças ou autorizações nĂ£o se aplica Ă  exportaĂ§Ă£o de produtos sujeitos ao Imposto de ExportaĂ§Ă£o.

O texto estĂ¡ agora nas mĂ£os do relator no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA).

Fonte: AgĂªncia Senado

Leia mais

ExĂ©rcito nega omissĂ£o em pedido de socorro do Amazonas por oxigĂªnio

Foto: Secom/AM