PT orienta ir com David e Vanessa vira patinho feio na oposição

David

Neuton Correa

Publicado em: 01/08/2018 às 18:03 | Atualizado em: 01/08/2018 às 18:05

O PT no Amazonas está orientado a seguir orientação da direção nacional, definida hoje à tarde, dia 1º, pela qual torcia: coligar com o PSB, que tem como pré-candidato a governador do estado o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), deputado David Almeida.

A sigla petista ficou sem cabeça depois que o deputado estadual José Ricardo decidiu declinar de sua candidatura ao governo, missão para a qual estava sendo preparado desde quando o partido apoiou sua candidatura a prefeito de Manaus, em 2016, e a governador, na eleição suplementar de 2017.

Sem plano B, o PT passou a depender de aliança para levar adiante o projeto de José Ricardo, que vai tentar vaga de deputado federal, e manter as duas vagas que hoje possui na ALE-AM.

A legenda ainda tem outro nome forte, o ex-deputado federal Francisco Praciano, que lançou-se pré-candidato ao Senado.

Porém, o presidente estadual do PT, Sinésio Campos, diz que o partido ainda não fechou essa aliança com o PSB, e que a orientação desta quarta-feira não é clara. Segundo ele, ainda haverá outras reuniões para tratar mais especificamente do assunto.

 

PCdoB enfrenta resistência petista e socialista

Neste momento, o bloco de esquerda só encontra dificuldades para acomodar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), candidata à reeleição.

Petistas resistem a apoiá-la. Reconhecem a parlamentar como grande parceira dos governos do PT (Lula e Dilma), mas não aceitam que, no bloco de oposição, ela seja o único nome ao Senado.

Dizem que ela precisa aceitar como parceiro de campanha o pré-candidato petista Praciano.

No PSB também há vetos ao nome de Vanessa. Os socialistas acham que o nome da comunista contamina negativamente a campanha de David.

 

Leia mais

 

Angustiados, PT e PSB querem se abraçar, mas ainda não podem

 

Fotos: BNC Amazonas