Durante o mês de abril, o programa Bolsa-Família passou por atualizações que resultaram no bloqueio do benefício para um grupo de beneficiários nos meses de abril e maio. Em todo o País, cerca de 896 mil famílias tiveram seus benefícios bloqueados devido a diversas razões.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no Amazonas, 18.075 famílias tiveram seus benefícios bloqueados em março, e 7.740 famílias tiveram seus benefícios cancelados.
Os principais motivos para o bloqueio incluem a falta de regularização de cadastros, pendências no CPF registradas na Receita Federal e indícios de falecimento de membros da família, conforme identificado no Cadastro Único (CadÚnico).
O Governo Federal enviou mensagens aos beneficiários no início do mês informando sobre o bloqueio do benefício para averiguação.
A mensagem orientava os beneficiários a procurarem o setor de cadastro em suas cidades para esclarecer as informações e evitar o cancelamento do Bolsa Família.
Após o bloqueio, as famílias continuam no programa por até 6 meses, porém não conseguem sacar o benefício até que a situação seja regularizada. Após a regularização, o benefício é desbloqueado e as parcelas anteriormente bloqueadas são pagas.
É importante ressaltar que as famílias que não regularizarem sua situação dentro do prazo de 6 meses terão seus benefícios cancelados. Apesar disso, o programa está expandindo o benefício para novos beneficiários, com a entrada de 120 mil novas famílias em abril.
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Para regularizar o Bolsa Família, os beneficiários alertados sobre o bloqueio ou suspensão do benefício devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados. É necessário levar os documentos pessoais e dos integrantes da família para que os dados sejam atualizados corretamente.
Os beneficiários também podem verificar se foram aprovados para receber o Bolsa Família consultando pelo CPF no aplicativo do Bolsa Família, nos aplicativos Caixa Tem e Portal Cidadão Caixa, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.
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Foto: Lula Marques/Agência Brasil