Bolsonaro promete fibra óptica de banda larga de Manaus a Santarém

Bolsonaro lançou o programa Norte Conectado, que prevê a instalação de uma rede de telecomunicações em fibra óptica, com banda larga com capacidade superior a 100 gigas por segundo

Fibra

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 02/09/2020 às 04:00 | Atualizado em: 01/09/2020 às 22:59

O presidente da República, Jair Bolsonaro, lançou hoje (1º) o programa Norte Conectado para implantar fibra óptica na região Norte.  Conforme o anúncio, ainda neste ano será iniciada a interligação de Manaus, capital do Amazonas, e Santarém, no Pará.

Além disso, o Ministério das Comunicações fará levantamento hidrográfico e a obtenção do licenciamento ambiental para esse que será o segundo trecho da infovia.

Segundo o governo, o projeto prevê nove infovias de fibra ótica fluviais, significando cerca de 10 mil quilômetros para interligar 59 municípios diretamente.

De acordo com o programa, a rede terá capacidade superior a 100 gigabytes por segundo em conexão de dados, e a instalação de pontos de acesso à banda larga por satélite.

Na primeira fase do programa, serão interligadas as cidades de Macapá (AP), Alenquer (PA), Almeirim (PA) e Santarém (PA). Tal trecho é de 650 quilômetros de extensão.

 

Leia mais

 

Exército falha em missão de conectar o Amazonas por internet

 

Até Tabatinga

“Hoje estamos anunciando que já vai começar, logo mais, esse trecho, que será o primeiro de nove. Nós queremos mais oito etapas, e iremos chegar até o oeste da Amazônia, até Tabatinga, no Amazonas”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Como resultado, ao final, o governo afirma que vai investir R$ 1 bilhão para atingir 9,3 milhões de brasileiros.

O ministro admitiu que a região Norte é a parte do país que mais carece de investimentos em telecomunicações.

 

Parceria dos três poderes

O programa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Educação (MEC) e o Senado. Somando o financiamento compartilhado, o programa conta com R$ 42 milhões.

Na primeira fase, deve atender 165 escolas, além de tribunais e hospitais, abrangendo uma população de 950 mil habitantes. A previsão é que a etapa seja concluída no primeiro semestre de 2021.

 

Leia mais

Deputado Marcelo Ramos busca retomada do programa Amazônia Conectada

 

Justiça integrada

De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Dias Toffoli, o programa integrará a Justiça do Norte “à realidade cada vez mais tecnológica e digital da Justiça brasileira”.

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Carolina Antunes/Presidência da República