Caprichoso e Garantido fazem acordo para reciclar isopor das alegorias
Programa Recicla, Galera trabalha a sustentabilidade no festival

Mariane Veiga
Publicado em: 27/06/2023 às 19:46 | Atualizado em: 27/06/2023 às 20:04
O vice-presidente do boi Caprichoso, Karu Carvalho, e o presidente do Garantido, Adson Buretama, assinaram hoje (27) um acordo para dar destinação adequada dos isopores utilizados nas alegorias do 56º Festival Folclórico de Parintins.
A iniciativa visa impedir que os resíduos sejam destinados a aterros e lixões ilegais, enviando-os para reciclagem, por meio do programa Recicla, Galera.
A ação ambiental é promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola Brasil, visando tornar o festival de 2023 mais sustentável. Um dos principais desafios enfrentados é a destinação adequada do isopor, que foi superado por meio dessa iniciativa, que este ano chega a sua segunda edição.
A secretária-executiva-adjunta de gestão ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Fabrícia Arruda, destacou que o isopor é um dos resíduos mais gerados durante a festa, sendo o maior desafio para a reciclagem.
Neste ano, o Recicla, Galera será responsável pelo transporte e destinação do material.
“O isopor é um dos grandes gargalos, devido ao uso dele para as alegorias dos bois. Então, este ano, o Recicla, Galera volta recolhendo tanto o isopor utilizado na confecção como pós-festival. O material já está sendo direcionado pelos bois, para que o estado possa fazer a remoção desse isopor, levando ele para a reciclagem, dando a destinação correta”, disse.
No termo assinado nesta manhã, os bois se comprometem a destinar tanto as sobras não utilizadas durante a confecção das alegorias como os isopores limpos das estruturas após o festival, sem resíduos de cola ou tinta.
Para facilitar essa ação, serão doados 200 big bags para a coleta do material, com capacidade total de armazenar 3 toneladas de isopor para cada boi.
Os resíduos serão transportados para Manaus, onde uma empresa realizará o processamento e a destinação final dos materiais para mercados do Sul e Sudeste do país, onde serão utilizados como matéria-prima para novos produtos.
Além da destinação do isopor, os bois firmaram o compromisso de engajar suas galeras, itens 19, para a disputa de reciclagem no Bumbódromo. O bumbá da galera que mais destinar seus recicláveis ao Ecoponto da sua torcida ganhará o prêmio de R$ 20 mil em ações sustentáveis e o título de Campeão Sustentável do Festival 2023.
“Mais uma vez a gente quer parabenizar vocês por esse grande projeto. Esse compromisso a gente já fez o ano passado, reciclando e já educando o nosso torcedor a entrar no bumbódromo e fazer essa reciclagem. Estamos muito felizes, porque a gente vai para o bicampeonato do Recicla, Galera”, disse Karu Carvalho.
“É um trabalho muito importante em defesa do meio ambiente. O boi campeão vai receber um prêmio que vai ajudar a gente a melhorar a reciclagem. O que a gente quer realmente é contribuir com o meio ambiente e fazer com que a galera ajude a ter essa mentalidade, que é muito importante para todo mundo”, afirmou Buretama.
Leia mais
Busca pelo ingresso à Festa dos Visitantes começa com borra
Parceria com supermercados
Na oportunidade, proprietários e gerentes de oito supermercados de Parintins também aderiram ao Recicla, Galera.
Esses estabelecimentos passam a integrar a campanha e receberão ecopontos, onde os consumidores poderão destinar corretamente seus resíduos. Os supermercados também se comprometem a destinar seus próprios resíduos ao projeto.
Com a adesão, a campanha conta agora com 36 ecopontos instalados em locais estratégicos, avenidas e espaços turísticos da cidade de Parintins.
Esses pontos de entrega voluntária facilitam a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival.
Todos os resíduos depositados nesses espaços serão encaminhados ao espaço sustentável Recicla, Galera, que atua como centro de coleta, destinação e triagem dos resíduos gerados durante o evento.
Ao final da ação, todo o material triado será destinado à Associação de Catadores de Parintins.
Mapa de localização dos 36 ecopontos.
Foto: divulgação