Funai deve incluir limites de terras indígenas em nove municípios de RO

A inclusão dos limites de terras indígenas foi solicitada ao judiciário através de Ação Civil Pública do Ministério Público Federal

Funai deve incluir limites de terras indígenas em nove municípios de RO

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/08/2021 às 14:01 | Atualizado em: 30/08/2021 às 14:01

A Fundação Nacional do Índio (Funai) terá que incluir nos sistemas os limites das terras indígenas localizadas em nove municípios de Rondônia (RO).

Dessa forma, a liminar desta semana da juíza Sandra Maria Correia da Silva, da Justiça Federal de Vilhena (RO).

A inclusão dos limites de terras indígenas foi solicitada ao judiciário através de Ação Civil Pública do Ministério Público Federal (MPF). Como informa o G1.

Desse modo, com a decisão judicial, serão beneficiadas terras indígenas nos municípios de Cabixi, Cerejiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Além disso a ordem judicial suspende a Instrução Normativa (IN) 09/2020 da Funai.

Ou seja, segundo o MPF, a normativa “permite” o registro de propriedades privadas que estiverem sobrepostas a terras indígenas que não foram homologadas pelo governo federal.

Conforme no pedido de liminar, o MPF ressaltou que disposições da portaria, na prática, “liberam a grilagem” em áreas que poderia intensificar conflitos agrários.

Diante disso, a Justiça determinou a Funai o reconhecimento legal dos limites dessas terras, caso seja necessário.

Da mesma forma, obriga o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a considerar as terras indígenas nas análises de sobreposição de terras.

Leia mais no G1.

Leia mais

Justiça diz não a pedido de garimpo em terras indígenas no Amazonas

Foto: Divulgação/Ascom/Funai