Igarapé do Ipiranga ganha corredor ecológico de proteção permanente

Mariane Veiga

Publicado em: 09/09/2019 às 20:12 | Atualizado em: 09/09/2019 às 20:12

O Governo do Estado criou hoje, dia 9, o corredor ecológico da área de proteção permanente do igarapé do Ipiranga, na zona leste de Manaus.

A criação do corredor é demanda apontada pelo Ministério Público Federal (MPF) em inquérito civil sobre impactos ambientais do rodoanel de Manaus.

Foi firmado em termo de compromisso (5/2015) entre MPF, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O corredor busca fazer a conectividade da reserva Ducke com demais fragmentos localizados nas adjacências do Anel Viário Leste.

O decreto foi assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), secretário-chefe da Casa Civil e vice-governador, Carlos Almeida Filho, e pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira. A publicação é prevista para este dia 10.

“O que nós queremos é que os fragmentos de floresta que Manaus possui sejam preservados. Essa medida é de extrema importância, inclusive, para que consigamos interligar a reserva Ducke com outras áreas de floresta daquela região”, disse Wilson.

Obras no Igarapé do 40 e parques no Prosamim custarão R$ 70 milhões

Segundo ele, a interligação possibilita que os animais possam passar de uma área para outra, dispersando as espécies e recuperando áreas degradadas.

De acordo com o decreto, ficam declaradas integrantes do corredor ecológico as áreas de floresta contínuas entre a reserva Adolpho Ducke, o igarapé do Ipiranga e seus afluentes e as áreas pertencentes a assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O corredor do Ipiranga tem área de 51,12 hectares e sua criação faz com que obras na região devam ser compatíveis com a preservação ambiental, mediante licença.

Ficou proibida a supressão total ou parcial das florestas e demais formas de vegetação de preservação permanente, bem como as áreas dentro dessas delimitações passíveis de recuperação natural.

Leia mais

Arthur reforça trabalho de limpeza de igarapés com 12 equipamentos

 

 

 

Foto: Roberto Carlos/Secom