O presidente da Comissão de Defesa da Amazônia da seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marcos Cavalcante, divulgou hoje que nesta quarta, dia 22, a entidade realiza o 1º Seminário Amazônia 4.0.

A ideia é promover rodas de palestras e debates sobre os impactos da indústria 4.0. na defesa, soberania e nos modelos de desenvolvimento sustentável para a Zona Franca de Manaus (ZFM) e para a Amazônia brasileira.

De acordo com Cavalcante, “as inovações tecnológicas possibilitam a exploração racional e consciente da biodiversidade amazônica”.

Ele vê possibilidades de integrar cadeias produtivas locais e regionais à economia mundial a partir da exploração dos ativos naturais da Amazônia.

Segundo o secretário-geral da comissão, advogado Rafael Paixão, a ideia do seminário veio das pesquisas e trabalhos da entidade.

“O potencial da região é enorme quando analisamos o valor do capital natural amazônico. A finalidade do evento é, portanto, iniciar o debate interdisciplinar sobre os temas que envolvem a Amazônia no contexto da indústria 4.0’’, disse.

Durante o evento na sede da OAB em Manaus, a partir de 15h30, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para o Programa de Atendimento aos Refugiados (PAR), promovido pela Ulbra Manaus, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Instituto Mana, Comissão de Relações Internacionais da OAB/AM e entidades religiosas.

 

Leia mais

Audiência da ZFM na comissão da Amazônia cobra ação da Suframa

 

Elenco de peso

Autoridades nos temas sobre a Amazônia foram convidadas para o seminário.

  • Francisco Higushi (doutor em engenharia florestal e CTO da HDOM – consultoria ambiental);
  • Edmilson Barreiros (procurador-chefe do MPF/AM);
  • Olinda Canhoto (doutora em biotecnologia e pesquisadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia, o CBA);
  • Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente (mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade da Amazônia);
  • Professor Fransuá (mestre em engenharia de produção, vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus);
  • Pauderney Avelino, empresário e ex-deputado federal.

 

Leia mais

Pesquisador sugere receita verde à ZFM na simplificação de impostos

 

Como participar

As inscrições do evento estão através do endereço https://www.sympla.com.br/1-seminario-amazonia-40__521325 e os participantes receberão certificado de 15 (quinze) horas complementares mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

 

 

Foto: Reprodução/internet