A 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal recomendou, nesta terça-feira (26), novo despacho, que estabelece que a distribuição da vacina para os municípios do interior do Amazonas deve continuar sendo realizada.
Dessa forma, a Procuradoria Geral do Estado recomendou que a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) retome a entrega de doses da vacina de Oxford aos municípios amazonenses.
Segundo informações do G1 , o documento reafirma que está suspensa a distribuição para Manaus do lote de vacina da Oxford/AstraZeneca.
De acordo com a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, que assina o documento, a aplicação das doses em Manaus será retomada assim que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizar um plano de vacinação, nos padrões do Plano Nacional de Imunização (PNI), diz a decisão.
Assim também, a Justiça Federal reforça que não determinou a suspensão da imunização nas pessoas idosas .
Ainda segundo o despacho judicial, além de serem responsabilizadas legalmente pelos atos, as pessoas identificadas furando a fila de prioridade na vacinação no Amazonas não terão garantia de aplicação da segunda dose.
Contudo, em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que a distribuição das doses de vacinas de Oxford/AstraZeneca foi retomada nesta quarta-feira (27).
Doses da Oxford
Até a decisão, 16 cidades do interior receberam 17.450 doses da oxford/astrazeneca. Os municípios que receberam foram Anamã (360), Apui (510) Benjamin Constant (1.080), Ipixuna (590), Coari (2.390), Iranduba (1.680), Itapiranga (340), Lábrea(1.270), Maués(1.690), Nhamundá (830), Parintins(3.990), Pauini (400), Presidente Figueiredo (850), Coari (2.390), Eirunepé (910) e Tapauá (560).
Leia mais
Saiba quanto Pazuello pagou a cada um na ‘missão cloroquina’ em Manaus
Foto: Dhyelson Lemos/Semcom