A Associação Amazonense de Municípios (AAM) marcou para o dia 29 de março, uma sexta-feira, a eleição do prefeito que vai suceder Andreson Cavalcante, de Autazes, no cargo de presidente pelos próximos dois anos.

Um edital convocando assembleia geral para esse dia 29 foi lançado hoje, dia 14, em edição extraordinária do diário oficial da associação. Todos os prefeitos dos 62 municípios do Amazonas estão convocados.

O encontro vai ser em uma sala do estádio Arena da Amazônia. Mas, antes, na próxima segunda, dia 18, a AAM se reúne para discutir questões administrativas, e no dia seguinte, na Assembleia Legislativa (ALE-AM), vai debater as eleições, como a formação da comissão e escolha do coordenador do pleito.

Nomes já surgem prováveis candidatos. Os prefeitos Jair Souto, de Manaquiri (MDB), Ivon Rates, de Envira (Pros), Gean Barros, de Lábrea (MDB), e Júnior Leite, de Maués (Pros).

Prefeitos ouvidos pelo BNC Amazonas não descartam a formação de uma chapa única e consensual para dirigir a associação dos municípios. Destacam que o nome de Júnior Leite vem ganhando muita força pela proximidade com o governador Wilson Lima (PSC). Sua cidade foi a primeira visitada pelo governo oficialmente.

Além disso, Júnior Leite teve participação ativa no mandato de Cavalcante que se encerra, atuando como primeiro-secretário da AAM.

 

Leia mais

Na estreia oficial no interior, Wilson faz inaugurações em Maués

 

Escolha da mesa diretora da AAM

O edital prevê ainda a eleição dos demais cargos do conselho diretor da associação, como vice-presidente, primeiro e segundo secretários e tesoureiros. Escolhem ainda prefeitos para as vice-presidências regionais por calha de rios (alto Solimões, Jutaí/Solimõs/Juruá, Purus, Juruá, Madeira, alto Negro, Solimões/Negro, médio e baixo Amazonas).

 

Foto: BNC Amazonas