Projeto no Amazonas treina indígenas com arco e flecha esportivos
Indígena karapanã é a primeira do Brasil a competir nos Jogos Panamericanos
Ferreira Gabriel
Publicado em: 19/07/2023 às 11:21 | Atualizado em: 20/07/2023 às 10:38
O Projeto Arquearia Indígena, treina jovens em comunidades do Amazonas na prática de arco e flecha como uma modalidade esportiva.
Dentre eles, há promessas de medalhistas nas Olimpíadas de Paris em 2024, como é o caso da atleta do povo Karapanã Graziela Yaci.
Ela é a primeira indígena do Brasil a competir no Tiro com Arco nos Jogos Panamericanos e partipa do projeto desde 2014. Desde então conquistou medalhas em campeonatos brasileiros e internacionais.
Além disso, a atleta foi uma descoberta do projeto de Tiro com Arco no Amazonas.
“Estou no projeto desde 2014. É, o projeto deles a sua fundação Amazonas Amazonas Sustentável com parceria das Federação Amazonas de e também do governo do estado do Amazonas. E aí já consegui várias medalhas de campeonatos brasileiros, medalhas de bronze, de prata, medalha de ouro”, disse.
A atleta indígena também busca retornar a seleção brasileira de Tiro com Arco e uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.
“Já fui atleta da seleção brasileira e tô treinando de novo para entrar na seleção brasileira, pra conseguir representar o Brasil em jogos olímpicos, que é o meu maior objetivo no esporte de estar representando o Brasil nas Olimpíadas e consequentemente chegar a ganhar uma medalha nos jogos olímpicos”, declarou Graziela.
Leia mais no site da EBC
Leia mais
CBF vistoria Arena da Amazônia para jogo da Seleção Brasileira
Foto: Rafael Bello/COB