Sem ex-BBB e cunhã Isabelle, Garantido e Caprichoso têm homenagem na Câmara
Sessão solene sobre festival de Parintins foi iniciativa do deputado Saullo Vianna

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 08/05/2024 às 19:21 | Atualizado em: 08/05/2024 às 19:21
Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido pararam a Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8) na sessão especial de homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. Uma iniciativa do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil-AM).
Em meio aos discursos de louvação à manifestação folclórica amazonense, itens dos bois como os tripas, portas-estandartes, levantadores de toada e músicos de Garantido e Caprichoso evoluíram no plenário, deixando deputados, autoridades e o público presente em estado de encantamento.
Para Saullo Vianna, a sessão de homenagem foi para exaltar a cultura amazonense e agradecer aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que todos os anos se reinventam, trazendo beleza, poesia e tradição.
“Para mim, que cresci em meio aos movimentos dos bois Garantido e Caprichoso, é um orgulho poder homenagear Parintins, terra das minhas origens e memórias afetivas. Mais do que uma manifestação cultural, o festival é um motor econômico que, em 2023, gerou uma receita de mais de R$ 146 milhões, além de empregos e fonte de renda para pequenos empreendedores locais.
Leia mais
Após 11 anos, Globo volta a transmitir festival dos bois de Parintins
Inauguração do bumbódromo
Em sua manifestação, o deputado Átila Lins (PSD-AM) disse que já foi a Parintins prestigiar o festival e por ser o deputado com mais mandatos na Câmara, recorda-se da inauguração do bumbódromo de Parintins, uma obra do ex-governador falecido Amazonino Mendes.
“O saudoso governador fez aquela obra exatamente para consolidar esse evento cultural de Parintins e do Amazonas. Aquele bumbódromo já foi reformado e ampliado, mas sei também que vai ser aumentado no seu tamanho pelo governador Wilson Lima. Enfim, é um espetáculo que se consolida a cada ano”.
Por outro lado, o deputado Alberto Neto (PL-AM), ao enaltecer o festival folclórico, disse querer Parintins prosperando o ano todo, melhorando a infraestrutura da cidade, gerando emprego e renda aos artistas
“Eu acredito que o poder público tem que agir, tem que fazer essa parceria com nossos artistas, pois, a força cultural aumentará com investimentos na divulgação, infraestrutura. Dessa forma, essas ações vão trazer parceiros para investir em hotelaria e outros segmentos do turismo local”.
Leia mais
Galeras reagem e bois recuam de ideia de não ter disputa das cunhãs
Sem cunhã do BBB
O parlamentar também disse que o festival de Parintins chegou ao seu auge principalmente pela repercussão da cunha-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo.
Aliás, sentiu-se a falta de Isabelle à sessão solene da Câmara dos Deputados. Embora tenha justificado ausência por conta de agenda e compromissos, os boatos é que o cachê da cunhã aumentou exponencialmente por conta do sucesso no BBB.
Leia mais
Prefeito faz Isabelle embaixadora do festival de boi de Parintins
Povos indígenas
Quem também se pronunciou na sessão foi a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG). A parlamentar indígena disse que muitas coisas na vida provocam divisão, mas a cultura é o único lugar capaz de unir as pessoas.
Célia, que iniciou o discurso da tribuna cantando em sua língua-mãe, ressaltou que a cultura dos bois parintinenses não foge à luta visto estar sempre ao lado dos povos indígenas e das mulheres
“Os povos indígenas são um lugar onde o Brasil. Estar ao lado dos povos indígenas é estar ao lado da cultura, do clima, da economia como um todo”.
Investimentos federais
Por admirar e respeitar os parintinenses e amazonenses, que desenvolvem uma festa da grandiosidade do festival folclórico no meio da selva amazônica, o secretário nacional de políticas públicas, do Ministério do Turismo, Milton Zuanni, citou investimentos que o governo federal vem fazendo na festa.
“Neste ano são R$ 10 milhões que nós colocamos à disposição dos dois bois para que, com esse investimento, se transforme em um trabalho mais efetivo a partir de agora. Tanto com o festival de Parintins e com tudo que ele já repercute no mundo do carnaval e no próprio município”.
O secretário representou o ministro do Turismo, Celso Sabino, em viagem ao exterior.
Leia mais
Cultura sem fronteira
O presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, disse que ir ao festival de Parintins é contribuir com os mais de 140 mil moradores da ilha, que têm na cultura a base da economia do município.
“Parintins já levou os nossos artistas a lugares inimagináveis, o que prova que quebramos a barreira da distância e que a cultura não tem fronteiras nem limites”, disse, ao elogiar a iniciativa de Vianna.
Da mesma forma, o presidente do boi Garantido, Fred Góes, também destacou os esforços do deputado parintinense para fortalecer o festival.
“Foi uma emoção trazer o nosso folclore ao Congresso Nacional. Esta homenagem é dedicada ao povo da nossa ilha. Agora, é Parintins para o mundo ver”.
União da bancada
Por fim, o vereador Alex Garcia, presidente da Câmara Municipal de Parintins, também se disse emocionado em testemunhar uma homenagem ao maior festival de terra.
“A nossa festa cresce a cada dia graças a homens públicos como o deputado Saullo. Deixo aqui um pedido à nossa bancada federal para que possamos nos unir cada vez mais para enaltecer Garantido e Caprichoso”.
Fotomontagem: BNC Amazonas/divulgação