Inspeções de controle do TCE-AM nos municĂpios começam apĂ³s primeiro turno
AtĂ© o inĂcio do prĂ³ximo mĂªs, todos os municĂpios do interior do Amazonas vĂ£o passar por auditorias nas prestações de contas

Publicado em: 09/11/2020 Ă s 13:40 | Atualizado em: 09/11/2020 Ă s 13:43
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) inicia na prĂ³xima segunda (16) inspeções ordinĂ¡rias nos municĂpios. O trabalho Ă© comandado pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex).
Conforme o Ă³rgĂ£o, serĂ£o 26 equipes com cem servidores para cobrir todos os 61 municĂpios. O presidente do TCE, MĂ¡rio de Mello, disse que relatĂ³rios gerados das auditorias serĂ£o integrados aos processos de julgamentos das contas anuais dos gestores.
AlĂ©m disso, o resultado dessas inspeções servirĂ£o para fundamentar pareceres do MinistĂ©rio PĂºblico de Conta e votos dos relatores.
De acordo com o TCE, as inspeções vĂ£o focar nas prestações de contas do primeiro semestre de 2019. Uma das missões dos auditores é confirmar se as informações conferem com a realidade.
SerĂ£o inspecionados cĂ¢maras municipais, prefeituras e Ă³rgĂ£os da administraĂ§Ă£o indireta, como previdĂªncias sociais, fundos de saĂºde, entre outros.
As fiscalizações devem ir atĂ© 7 de dezembro. Todos os 61 municĂpios do interior passarĂ£o pela auditoria dos Ă³rgĂ£os tĂ©cnicos do TCE-AM, sendo 59 deles com inspeções in loco.
Conforme o tribunal, os municĂpios de CodajĂ¡s e Urucurituba passarĂ£o por fiscalizações a distĂ¢ncia.
Leia mais
TCE-AM aprova contas de Arthur, mas recomenda realizaĂ§Ă£o de concurso
Cuidados com coronavĂrus
Devido aos riscos do coronavĂrus (covid-19), o TCE divulgou que adotou novos procedimentos de segurança dos tĂ©cnicos.
Todos os componentes das comissões serĂ£o submetidos a testes nos dias antes das viagens.
Entre as mudanças em relaĂ§Ă£o aos anos anteriores, as etapas de viagem foram reduzidas. As equipes irĂ£o viajar em uma etapa, com rotas determinadas diretamente para os municĂpios.
Foto: Ana ClĂ¡udia Jatahy/TCE