TJ-AM tem vagas para estágio de direito no interior do estado

O edital prevê o preenchimento de 38 vagas e cadastro reserva para estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Amazonas

TJ-AM tem vagas para estágio de direito no interior do estado

Ednilson Maciel

Publicado em: 07/06/2021 às 12:13 | Atualizado em: 07/06/2021 às 19:35

A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas recebe até sexta-feira (11) inscrições para a seleção pública para estágio em direito nas comarcas do interior, em regime remoto.

O edital foi disponibilizado no diário eletrônico de 19 de maio. E prevê o preenchimento de 38 vagas e cadastro reserva para estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Amazonas.

A bolsa-auxílio mensal é de R$ 850,00, ajuda de custo de R$ 167,20 e jornada de 20 horas semanais.

De acordo com a diretora da escola, Wiulla Alves, além de o estágio ser de forma remota, o edital prevê a reserva de vagas a estudantes com deficiência, negros e indígenas.

São 10% das vagas destinadas a pessoas com deficiência, conforme a lei 11.788/2008.

Além disso, 30% para estudantes negros (resolução CNJ 336/2020) e indígenas como ação afirmativa do TJ-AM. Esta mesma regra será aplicada, se durante o prazo de validade da seleção surgirem vagas além do previsto inicialmente.

Leia mais

TJ-AM esclarece a concursados sobre convocação de aprovados

Vagas

Para concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência, os candidatos devem declarar no formulário eletrônico de inscrição a natureza e o grau de incapacidade que possuem, e anexar laudo médico original detalhado.

E os estudantes que desejarem concorrer às vagas para negros e indígenas, devem declarar no formulário de inscrição e anexar formulário específico de autodeclaração, conforme o anexo I do edital.

Caso não apresentem a documentação necessária, os inscritos serão automaticamente considerados para as vagas de ampla concorrência.

E, se não houver inscrição ou classificação de candidatos portadores de deficiência, negros e indígenas, ou se o número de aprovados não atingir o limite reservado, as vagas serão revertidas aos demais candidatos.

Entre os requisitos para inscrever-se, estão ter matrícula regular no primeiro semestre de 2021 em curso de graduação de direito no Amazonas.

Foto: Divulgação/TJ-AM