A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP-AM), presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), sugeriu medidas ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para fortalecimento do programa Mais Médicos no Amazonas. Ela propôs que o médico tenha melhor salário e que o prazo permitido para sua permanência na comunidade seja aumentado de seis para dez anos.

Mayara, que é médica, disse que essas medidas vão reforçar o vínculo do profissional de saúde com as distantes e isoladas localidades do estado.

De acordo com a deputada, o ministro se mostrou receptivo à proposta. Chegou a dizer que é defensor da carreira de estado para o médico e que deve investir na ideia de Mayara, começando pela atenção básica em locais de difícil acesso.

“Nesse sentido, discutimos também a regionalização da saúde no interior, que tem sido uma de minhas defesas no mandato. Ressaltei ao ministro a importância de oferecer mecanismos aos gestores municipais para estruturar o setor e ampliar os atendimentos”, disse.

O senador Omar Aziz (PSD-AM), que articulou o encontro com o ministro, e o ex-deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) participaram da reunião com Mandetta, no gabinete do ministério, em Brasília, na terça, dia 11.

 

Leia mais

Ministério da Saúde quer preencher vagas de médicos até junho

 

Pauta teve demandas de Coari

Os representantes do Amazonas discutiram ainda ajuste nas emendas parlamentares para os municípios do estado e outros assuntos.

A distribuição de medicamentos nas comunidades foi lembrada por Mayara por conta dos altos custos de logística. Segundo ela, portaria do ministério de 2013, revisada em 2017, sobre financiamento no âmbito do SUS, não tratou do reajuste para o estado e seus municípios.

Ela também cobrou apoio ao curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari, o primeiro do país em região remota.

“É importante um entendimento entre os ministérios da Saúde e Educação para aumentar o teto salarial e investimento na faculdade para atrair profissionais de qualidade”, disse.

Mayara também reiterou ao ministro para transformar unidade hospitalar de Coari em hospital universitário.

 

Foto: Divulgação/assessoria da deputada