A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM ) vai dar voz a clientes de planos de saúde da Hapvida em novas denúncias de falhas na prestação de serviços. Vai ser por meio de uma audiência pública em Manaus, no próximo dia 12, às 9h.
Conforme a DPE, o objetivo é ouvir em público os usuários, a operadora e órgãos públicos na tentativa de achar uma solução extrajudicial para os problemas denunciados.
De acordo com o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da DPE, os principais problemas são dificuldades para agendar consultas e o acesso a tratamentos multidisciplinares.
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Segundo o Nudesa, os clientes da empresa denunciam que essa demora na consulta e tratamento põe a vida do paciente em risco de agravamento da doença e até morte.
Desde outubro a DPE vem buscando diálogo com a Hapvida sobre esses problemas, sem solução, e as denúncias aumentando. Como decorrência, a audiência pública é um passo a mais na tentativa de solucionar os problemas dos consumidores de planos de saúde da empresa.
“Segundo as denúncias, as possíveis irregularidades ocorrem no atendimento, diagnóstico, prognóstico e tratamento concedido aos pacientes. Caso não logremos êxito nas tratativas extrajudiciais, a defensoria pode buscar a judicialização coletiva da demanda, tendo em vista os prejuízos experimentados pelos usuários”.
Essa afirmação é do defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Nudesa.
A reunião vai ser realizada na sede da DPE, com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon), Câmara Municipal de Manaus, Assembleia Legislativa (ALE-AM), conselhos regionais de Medicina, de Psicologia e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Delegacia de Crimes contra o Consumidor, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e o Ministério Público do Estado (MP-AM).
Foto: divulgação/DPE