Guedes estuda criar fundo para segurar os preços dos combustíveis
Recursos para montar o fundo viriam de estatais e seriam usados para suavizar as recorrentes variações nos preços da gasolina e do diesel

Mariane Veiga
Publicado em: 13/10/2021 às 12:06 | Atualizado em: 13/10/2021 às 13:50
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou durante evento do Tribunal de Contas da União (TCU) que o governo federal planeja criar um fundo de compensação para tentar conter os aumentos nos preços dos combustíveis.
De acordo com o ministro, os recursos teriam origem em ações de estatais.
“Agora está se discutindo fazer fundos de estabilização, como nós podemos fazer isso. Podemos integralizar esse fundo de estabilização com ações, por exemplo, da PPSA, com ações que o BNDES tenha, por exemplo, da Petrobras, como integralizar esse capital?”, declarou Guedes.
Leia mais
Sem saber lidar com críticas, Bolsonaro sugere Petrobrás nas mãos de Mourão
Desse modo, o dinheiro para montar o fundo seria usado para suavizar as recorrentes variações nos preços da gasolina e diesel, por exemplo.
Consequentemente, o valor dos produtos seria menor e sem altas. A medida também poderia ajudar a conter a inflação, que não atingia níveis preocupantes desde 1994.
Da mesma forma, o governo estuda outros métodos de abastecimento do fundo.
Portanto, um deles seria por meio de arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Já o outro é buscando verbas de dividendos a serem pagos pela Petrobrás à União, que vem apresentando crescimento satisfatório nos últimos meses.
A opção, vale mencionar, foi cogitada pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua live semanal realizada no dia 30 de setembro.
Na ocasião, o presidente declarou ter tratado da proposta com Gustavo Montezano, presidente do BNDES.
Leia mais no site Capitalist.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil