“Deixei o distrito da ZFM com 120 mil trabalhadores”, diz Lula

Publicado em: 24/07/2017 às 14:17 | Atualizado em: 24/07/2017 às 16:46
O ex-presidente Lula da Silva (PT) disse lamentar a diminuição dos postos de trabalho na Zona Franca de Manaus (ZFM) e destacou os feitos positivos de sua gestão ao modelo.
Fazendo as contas, Lula disse que quando chegou ao governo, em 2003, o Distrito Industrial tinha 63 mil trabalhadores. Depois subiu para 103 mil e chegou a 120 mil trabalhadores no final de sua gestão, em 2010.
Segundo ele, em maio deste ano, o quadro é de 84 mil trabalhadores.
“É uma pena. O que dá dignidade ao ser humano é o trabalho e a renda. Nós sabemos o significado da Zona Franca para o povo de Manaus e a arrecadação para o Amazonas. Uma pena ver a zona franca cair como está caindo”, disse.
Durante a entrevista ao BNC e Rede Tiradentes, Lula admitiu que o governo que o sucedeu por oito anos, o de Dilma Rousseff (PT), cometeu erros e tomou ações contrárias às promessas de campanha.
“Nós vimos que Dilma fez coisas que não estavam no discurso. Aí começamos a ter um problema de queda nas pesquisas de opinião, queda na economia, queda no emprego. Até que veio o impeachment da companheira Dilma, que foi uma coisa ilegal, imoral, porque tem uma parte da elite brasileira que não sabe conviver com a democracia”, afirmou.
Foto: Divulgação/Suframa