Sai PPB que alivia fábricas de ar-condicionado do PIM, em 2025

A solução, porém, não resolve o gargalo do setor para 2026.

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 31/12/2025 às 13:40 | Atualizado em: 31/12/2025 às 13:43

No último dia do ano, enfim, o governo Lula atendeu os fabricantes de ar-condicionado do polo industrial da Zona Franca de Manaus (PIM/ZFM). O setor está preso ao monopólio da Tecumseh. 

As fábricas de Manaus, segundo maior centro de fabricação de ar-condicionado do mundo, estavam obrigadas a comprar compressores dessa marca, que não tem capacidade de atender 12% da necessidade de produção do PIM. No ano que vem, projeta fabricar mais de 6,5 milhões de aparelhos.

O problema é que o mercado de ar-condicionado explodiu, mas Tecumseh não deu conta das encomendas. Parou. Nesse caso, o setor pode importar a peça, mas, se o fizer, perde os incentivos fiscais da ZFM.

Durante todo o ano, a Eletros e a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) pressionaram o governo a flexibilizar a regra, para ajustar o processo produtivo básico (PPB) do produto à necessidade de produção e do mercado. 

Nesse período, até os donos das empresas, num total de 13 investidores, foram a Brasília mostrar que o setor já está parando a fabricação dos ares, demitindo e prevendo conter novos investimentos.

Também nesse sentido, houve um desabafo do secretário de Desenvolvimento do Amazonas, Serafim Corrêa, no último dia 11 de dezembro. Na última reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), ele alertou para prejuízos e pediu solução definitiva.

Essa solução viria como promessa uma semana depois, num jantar em Brasília. Foi quando o ministro da Indústria do Brasil, Geraldo Alckmin, prometeu rever o PPB.

Essa revisão foi oficializada hoje. E veio do jeito que os fabricantes queriam. O Diário Oficial da União trouxe a solução apresentada pelo governo Lula. 

Contudo, a solução atende somente as necessidades de 2025. Para 2026, o gargalo vai persistir, mas é um problema para o ano que vem.

Leia mais

Foto: divulgação