Toda bancada federal do Amazonas será reeleita, vê pesquisa

A bancada federal do Amazonas é formada por oito deputado. O mais bem posicionado é Amom Mandel

Toda bancada federal do AM será reeleita, vê pesquisa

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/09/2025 às 07:13 | Atualizado em: 19/09/2025 às 08:06

A pesquisa da Perspectiva que circulou na quinta-feira, 17,  sobre a disputa eleitoral de 2026 vê um quadro sem renovação na bancada de deputados federais do Amazonas, no Congresso Nacional.

O estudo observou que todos os parlamentares da atual legislatura podem se reeleger no pleito que vem. A bancada federal do Amazonas é formada por oito deputados. A pesquisa ouviu 5 mil pessoal, entre os dias 7 e 15 de setembro.

Desse estudo, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) está fora. É que ele faz pré-campanha para disputar o cargo de senador da República. 

De acordo com a pesquisa Perspectiva, os oito deputados federais que se elegeram pelo Amazonas em 2022 têm intenções de votos que lhe garantem a reeleição.

Intenção de votos

Dos oito, o mais bem posicionado é Amom Mandel (Cidadania). Ele aparece na pesquisa com 10% das intenções de votos. Em 2022, ele recebeu 14,49% dos votos.

Depois de Amom, vem Silas Câmara (Republicanos), que figura com 6% das intenções de votos.

O terceiro no estudo é Saullo Vianna (União). O parlamentar tem 5% de intenções.

Depois de Saullo, em quarta posição, aparece o deputado Sidney Leite, também com 5%.

Na sequência, vem o deputado federal Adail Filho (Republicanos), que também recebeu 5% das intenções de votos.

Depois dele vem Átila Lins. O decano da Câmara dos Deputados, com 35 anos de Congresso, figura com 4% das intenções de votos.

Fausto Júnior, que se elegeu à Câmara em 2022, aparece entre os que podem se reeleger em 2026. Ele tem 4% das intenções de votos.

Alberto Neto 

O deputado federal Capitão Alberto Neto não aparece nessa pesquisa. Ele não disputa vaga de deputado federal. O parlamentar faz campanha a senador. Nesse caso, ele aparece em segundo lugar, com chances de permanecer no Congresso, mas no cargo de senador.

Leia mais

Perspectiva mantém três favoritos a duas vagas do Amazonas no Senado

Os possíveis novos deputados federais do Amazonas

De acordo com a pesquisa, o vereador Sargento Salazar (PL)  deve ser a novidade da bancada em 2026. Ele aparece como líder de intenções de votos ao cargo de deputado federal, com 14% das intenções de votos.

O governador Wilson Lima também aparece nesse estudo, embora faça pré-campanha de senador. Ele está em segundo lugar, com 11% das intenções de votos.

Outro bem colocado na pesquisa, com intenções de votos que podem lhe garantir eleição ao Congresso, é o deputado estadual Roberto Cidade (União). O presidente da ALE-AM tem nesse estudo 5% das intenções de votos.

Com chances ainda aparecem o Coronel Menezes (PP), o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (Republicanos), o secretário Serafim Corrêa (PSB), o deputado federal Pauderney Avelino (União), o vereador João Carlos (Republicanos), o ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL) e a vereadora Thaysa Lippy.

Bancada deve aumantar

Como a bancada do Amazonas deve aumentar de 8 para 10 membros, isso significa dizer que há grandes chances de Salazar e Cidade de se eleger a deputado federal. Já a última vaga, a décima, se mostra em grande disputa.
  

Fotomontagem: BNC Amazzonas