Wilson observa coronavírus e alerta que pode retroagir na flexibilização

Sistema de saúde observa aumento dos casos de coronavírus no interior do estado e das internações nos hospitais de Manaus

Flexibilização

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 15/10/2020 às 11:00 | Atualizado em: 15/10/2020 às 11:57

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse hoje (14) que vai observar por mais uma semana o cenário do coronavírus (covid-19). Só depois desse período é que decidirá pela flexibilização de novas medidas à população.

“Vai depender dos números que irão se apresentar nos próximos dias. Nós vamos avaliar, durante mais uma semana, para saber esse comportamento e o resultado dessas aglomerações, tanto na capital quanto no interior”.

Dessa maneira, Wilson expressou preocupação com aglomerações observadas nas campanhas políticas, sobretudo no interior do estado. Por consequência, isso vem aumentando as internações nas redes pública e privada de Manaus.

“Há possibilidade, sim, de a gente flexibilizar, mas há a possibilidade também de a gente retroagir de algumas aberturas que já fizemos”, afirmou.

 

Leia mais

Durante 36 dias, 56 de 61 municípios do AM falharam nos dados do coronavírus

 

Aglomerações de campanhas políticas disparam internações em Manaus

 

Freio nas aglomerações políticas

Conforme estudo que recebeu da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Wilson disse que há aumento dos casos de coronavírus em 48% dos municípios. E isso de 27 de setembro a 10 de outubro, período já dentro das campanhas eleitorais.

Para o governo, esses números estão diretamente relacionados às aglomerações provocadas eleitorais. Por exemplo, convenções, comícios e passeatas.

Parintins, Carauari e Tefé são municípios com o maior número de registros de aumento dos casos.

Como resultado, Wilson disse que já trata com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sobre ações para conter a doença.

“Nós estamos construindo um decreto para estabelecer algumas restrições e também algumas recomendações aos partidos e aos candidatos”.

 

Leia mais

 

Nova onda do coronavírus afasta imunidade de rebanho de Manaus

 

Comitê de enfrentamento

O governador fez essas observações após participar da reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Para Wilson, portanto, é preciso reforçar a observância do Decreto 42.794, de 24 de setembro de 2020, em que ampliou medidas de combate ao coronavírus.

Entre outras, o governo suspendeu acesso às praias, balneários, flutuantes e bares. Além disso, voltou a proibir eventos em casas noturnas, boates, de shows e imóveis destinados à locação para tais finalidades.

 

Foto: Diego Peres/Secom