Wilson discute ICMS de combustíveis e segurança em reunião de governadores
A reunião, que trata do preço dos combustíveis, é a primeira deste ano entre os chefes de Estado

Mariane Veiga
Publicado em: 11/02/2020 às 14:06 | Atualizado em: 11/02/2020 às 14:06
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é um dos participantes do encontro entre governadores de todo o país que se reúnem nesta terça-feira, dia 11, em Brasília, para discutir o preço dos combustíveis.
A reunião é a primeira deste ano entre os chefes de Estado.
Dos temas debatidos, além do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos Estados em cima do preço dos combustíveis, eles discutem segurança pública, renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Fundo de Participação dos Estados, o Plano Mais Brasil e a distribuição dos royalties de petróleo.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro lançou um desafio aos governadores que se recusam a reduzir o ICMS dos combustíveis nas refinarias, conforme proposta do governo: “Se zerar o ICMS, zero hoje impostos federais”, declarou.
Leia mais
Wilson aprofunda discussão do ICMS de combustíveis em Brasília
Bolsonaro disse que estuda transferir a tributação do produto para as refinarias, retirando-a da bomba.
A reunião terá como anfitriões os governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF), João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ). Até o início da noite dessa segunda (10), apenas o governador Renan Filho (MDB-AL) não havia confirmado presença. Os organizadores também aguardam a confirmação da presença dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Leia no Congresso em Foco.
Leia mais
Governo instala gabinete de crise para prevenir ação criminosa
Foto: Divulgação/Secom