Forças Armadas descartam apoiar Bolsonaro contra Congresso e STF
Referência de oficiais de alta patente é ao novo gesto de Bolsonaro, de ir às ruas declarar apoio a manifestações contra Congresso, STF e Moro.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 04/05/2020 às 11:04 | Atualizado em: 04/05/2020 às 11:04
Oficiais da cúpula das Forças Armadas declararam ao Estadão que “ninguém apoia aventura nenhuma” e que vão defender a Constituição. Foi uma resposta aos últimos gestos do presidente da República, Jair Bolsonaro, como o deste domingo (3). Ele foi novamente às ruas apoiar manifestação contra o Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro Sérgio Moro.
De acordo com a análise desses oficiais-generais, com influência nas Forças Armadas, Bolsonaro tentou usar as instituições militares, de novo. Conforme o presidente, os quartéis estariam com o governo, e disse se vale para “pressões” e “ameaças”.
Dessa maneira, Bolsonaro deixou as forças militares do país em nova “saia justa”.
Por isso, Aeronáutica, Exército e Marinha deixaram claro que estão “sempre” na defesa da independência dos poderes e da Constituição. Assim, Bolsonaro e suas declarações colocam em risco sua atribuição de defensor da carta maior do país, disseram os militares.
“É uma declaração infeliz de quem não conhece as Forças Armadas”, reagiu um dos generais.
Leia mais no Estadão/MSN.
Leia mais
PGR investiga deputados federais nas manifestações de domingo
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República