Bolsonaro segue PGR e pede ao STF fim do inquĂ©rito da ‘prevaricaĂ§Ă£o’
A investigaĂ§Ă£o foi aberta a partir do pedido da CPI da covid no Senado, apĂ³s denĂºncia de deputado e cuja compra de vacina nĂ£o se efetivou

Publicado em: 06/04/2022 Ă s 00:45 | Atualizado em: 06/04/2022 Ă s 00:45
O presidente Jair Bolsonaro recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nessa terça-feira (5), para pedir que a ministra Rosa Weber reconsidere a decisĂ£o de manter o inquĂ©rito que investiga suposta prevaricaĂ§Ă£o de Bolsonaro no caso da negociaĂ§Ă£o da vacina Covaxin.Â
O recurso foi apresentado via Advocacia-Geral da UniĂ£o. No documento assinado pelo ministro Bruno Bianco (na foto com o presidente), o governo pede que, se Rosa Weber nĂ£o puder reconsiderar a prĂ³pria decisĂ£o, submeta o tema Ă anĂ¡lise do plenĂ¡rio do Supremo.Â
Prevaricar Ă© retardar ou deixar de praticar um ato de que seria de responsabilidade do servidor pĂºblico ou fazer isso de forma contrĂ¡ria Ă lei para “satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. O delito Ă© listado entre os crimes praticados por servidores contra a administraĂ§Ă£o pĂºblica.
A investigaĂ§Ă£o foi aberta a partir de pedido da CPI da covid, depois que o deputado Luis Miranda (PR-DF) afirmou ter alertado presidente sobre suspeitas na compra da vacina indiana.
Leia mais
A Procuradoria-Geral da RepĂºblica recomendou que o STF arquivasse o inquĂ©rito mas, como relatora do caso, Rosa Weber discordou e determinou a continuidade das investigações.
A PGR tambĂ©m pediu, na segunda (4), que a ministra reconsidere a decisĂ£o.Â
Leia mais no G1Â
Foto: Governo do Brasil/divulgaĂ§Ă£o