Carta de 20 governadores apoia Maia e Alcolumbre contra Bolsonaro

Governadores também contestam declarações de Bolsonaro contra medidas do Congresso para amenizar perdas de estados e municípios na pandemia do coronavírus

Carta

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 19/04/2020 às 18:43 | Atualizado em: 19/04/2020 às 18:43

O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi isolado pela maioria dos governadores na queda de braço pelo apoio a estados e municípios. Neste domingo, 20 dos 27 governadores divulgaram carta aberta em que declaram apoio a medidas tomadas pelos presidentes da Câmara e Senado.

Entre elas, a que obriga a União a compensar estados e municípios pelas perdas com o coronavírus nos próximos meses. Essa medida já está aprovada na Câmara e aguarda decisão do Senado.

De acordo com a carta de hoje, Rodrigo Maia (RJ) e Davi Alcolumbre (AP), ambos do DEM, têm aval para continuar com essas ações para amenizar efeitos do coronavírus na economia. Por exemplo, perda de arrecadação de impostos com fechamento do comércio e das empresas.

Portanto, os chefes de Executivo estaduais julgam que Maia e Alcolumbre estão alinhados com as necessidades de estados e municípios.

 

Leia mais

Bolsonaro denuncia trama de Dória, Maia e STF para lhe tirar do governo

STF decide que governadores e prefeitos podem decretar quarentena e isolamento

 

Confronto

Bolsonaro e sua equipe econômica, por outro lado, são críticos dessas medidas. O presidente chegou a acusar Maia de estar levando “o Brasil para o caos”.

Como resultado, Bolsonaro é contestado na carta dos governadores, que pregam superação de diferenças pelo diálogo e sem vaidades.

Além disso, a contestação é também uma resposta a críticas que Bolsonaro faz a medidas dos governadores para conter o coronavírus.

João Dória, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, por exemplo, são alvos preferidos do presidente.

Colocou mais combustível nesse embate decisão do STF contra Bolsonaro. Ele queria poder para aplicar restrições durante a pandemia. No entanto, o Supremo disse que governadores também têm esse poder.

Confira na publicação do G1 quais os governadores que assinaram a carta.

 

Foto: Reprodução/vídeo da internet