Lira prepara contra-ataque ao PT por fim do orçamento secreto
Ele tem dito a aliados que não vai aceitar em silêncio o drible que levou do partido de Lula e, principalmente do próprio presidente diplomado.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/12/2022 às 12:50 | Atualizado em: 23/12/2022 às 12:55
Segundo pessoas próximas ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) prepara um contra-ataque ao PT pelo fim do orçamento secreto.
Dessa forma, ele tem dito a aliados que não vai aceitar em silêncio o drible que levou do partido de Lula e, principalmente do próprio presidente diplomado.
Segundo o colunista Daniel Cesar, do IG/Último Segundo, o deputado federal não esconde de ninguém que culpa Lula pela decisão do STF em barrar o mecanismo que garantia controle de parte das receitas pelo Congresso .
Por isso, paciente e considerado gelado, o líder pretende dar o troco em 2023 nas nomeações da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
A princípio, no acordo em que o PT anunciou que iria apoiá-lo para a reeleição, Lira costurou que daria a presidência da CCJ, tratada como a joia da coroa entre as comissões da Câmara, para quem tivesse o maior bloco.
Sobretudo, o PT elegeu a segunda maior bancada, atrás do PL, mas vinha se organizando para criar um bloco homogêneo.
Além dos partidos coligados, para impedir que a sigla de Jair Bolsonaro controlasse a comissão.
Então, nos bastidores, o partido de Lula articula para ter o apoio do PSD e do União Brasil, assim, mesmo que o PL se unisse ao Republicanos e até ao PP, não conseguiria maioria.
Ainda de acordo com o colunista, porém, pessoas do entorno de Lira tem dito que o PT vai ter uma surpresa.
Em suma, a ideia é que ele mantenha uma regra informal e decida escolher o presidente da CCJ com base no partido que elegeu o maior número de parlamentares: o PL.
Leia mais no IG/Último Segundo.
Leia mais
Após STF derrubar ‘orçamento secreto’, Aras coloca PGR contra o modelo
Foto: Ricardo Stuckert/PT