Maioria dos brasileiros vê Bolsonaro como culpado da própria prisão

Levantamento da Genial/Quaest mostra que apenas bolsonaristas falam majoritariamente em perseguição política.

Moraes pede perícia da PF sobre saúde de Bolsonaro

Publicado em: 01/01/2026 às 11:57 | Atualizado em: 01/01/2026 às 11:59

A prisão de Jair Bolsonaro é atribuída, pela maioria dos brasileiros, a atos cometidos pelo próprio ex-presidente ou por integrantes de sua família, segundo pesquisa Genial/Quaest.

O levantamento, realizado em dezembro, ouviu 2.004 pessoas em todo o país e mostra que 52% consideram Bolsonaro culpado, enquanto 21% veem a prisão como resultado de perseguição política promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ou pelo ministro Alexandre de Moraes.

Mesmo entre os que falam em perseguição, há reconhecimento de fatos objetivos ligados à decisão judicial. Parte dos entrevistados admite que a prisão se relaciona a violações de medidas cautelares.

Entre os que responsabilizam Bolsonaro:

  • • 32% apontam dano à tornozeleira eletrônica;
  • • 16% citam risco de fuga para o exterior;
  • • 4% mencionam a organização de uma vigília próxima ao condomínio onde ele residia, atribuída ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — fundamento citado oficialmente na decisão.

A percepção de perseguição política é majoritária apenas entre bolsonaristas. Nesse grupo, 52% compartilham essa visão. Ainda assim, 18% dos próprios apoiadores afirmam que a prisão ocorreu por violação da tornozeleira eletrônica.

No total da amostra, 51% dos brasileiros dizem que Bolsonaro “merece estar preso”. Entre eleitores petistas, o índice chega a 91%. Já entre bolsonaristas, cai para 4%.

Saiba mais no ICL notícias.

Leia mais

Foto: reprodução/TV Globo