Moto até 170 cilindradas tem IPVA zerado, aprova Senado 

Projeto original contemplava motos de até 150 cilindradas. Fabricantes argumentaram, entretanto, que esse limite deveria ser ampliado

moto, ipva, zerado, senado

Publicado em: 07/07/2022 às 18:24 | Atualizado em: 07/07/2022 às 18:24

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (6), um projeto de resolução que permite zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para moto de até 170 cilindradas. 

Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. O texto segue para promulgação. 

Segundo o relator, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o objetivo do projeto é contribuir para baratear as motocicletas de baixa cilindrada que são adquiridas pela população de baixa renda para prover o seu sustento. 

O relator também disse que não há impedimento em relação à responsabilidade fiscal, pois a proposta tem caráter autorizativo e não causará renúncia de receitas para a União, pois o IPVA não se trata de um imposto do âmbito federal. 

O autor do projeto é o senador Chico Rodrigues (União-RR). O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foi o relator da matéria durante sua tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. 

Leia mais

Produção de motos na ZFM teve queda de 17,4% em abril

O projeto original contemplava apenas moto de até 150 cilindradas, mas fabricantes argumentaram que esse limite deveria ser ampliado para abranger corretamente as motocicletas de baixa cilindrada.

Durante a análise da matéria na CAE, Mecias de Jesus acolheu duas emendas que visavam estender a isenção para moto de até 170 cilindradas. 

Leia a íntegra do texto na Agência Senado 

Foto: divulgação