MPF pede a Justiça julgamento de processo que pode afastar Salles

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que ação é embasada em “argumentos improcedentes"

Ferreira Gabriel

Publicado em: 24/09/2020 às 09:54 | Atualizado em: 24/09/2020 às 09:56

O MPF (Ministério Público Federal) pediu, nesta quarta-feira (23), que a Justiça Federal de Brasília julgue a ação de improbidade administrativa contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A partir disso, o processo pode afastar o ministro do cargo. Este, portanto, foi apresentado em julho e ainda não foi analisado.

Salles disse em julho que esse pedido tinha “evidente viés político-ideológico” e era embasado em “argumentos improcedentes”.

“A permanência de Ricardo Salles no cargo de ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica”, escreveu o MPF no pedido.

O MPF acusa Salles de desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente.

A princípio, o pedido foi assinado por 12 procuradores, que pedem, além do afastamento, a condenação do ministro por improbidade administrativa.

Além disso, a Procuradoria aponta que, o ministro desarticulou políticas ambientais para favorecer interesses que não são o do Ministério. Dessa forma afirmam que ele teve a intenção de fragilizar a proteção ao meio ambiente.

Leia mais em Poder 360

 

 

 

Foto: BNC AMAZONAS

 

 

 

Leia mais

Maia adverte Salles por deixar de aplicar recursos do meio ambiente