Pesquisa indica placar de 5 a 4 contra fechamento do Congresso

Pesquisa constatou que, de cada dez entrevistados, metade mais um são contra encerrar o parlamento.

pesquisa, contra, fechamento, congresso

Publicado em: 12/03/2020 às 19:00 | Atualizado em: 12/03/2020 às 19:00

Pesquisa do Instituto Paraná captou cinco entre dez entrevistados que não apoiam o fechamento do Congresso Nacional. De acordo com os números, o levantamento mostra 51,2% das pessoas ouvidas discordam de 43,2%. No entanto, para esses 43,2%, deputados e senadores deveriam ser banidos.

Enquanto isso, 5,6% não responderam a pergunta: Você é contra ou a favor do fechamento do Congresso Nacional? 

Segundo o Instituto Paraná, não há recorte da pesquisa onde uma parcela da população é mais favorável ao fechamento.  

A publicação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. 

Paradoxalmente, no contexto de pesquisas, há pouco mais de ano, outro levantamento mostrava resultado inverso. Segundo o UOL, a maioria era favorável ao fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Em virtude da importância do trabalho, o levantamento foi realizado em toda a América e coordenado pela universidade americana Vanderbilt. Ainda segundo o portal, a etapa brasileira foi realizada em parceria com o Cepesp/FGV em janeiro e fevereiro.

O Cepesp é o Centro de Economia e Política do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas.

Pesquisa

O trabalho do instituto revelou empate apenas entre eleitores de 45 a 59, que são 24,8% dos pesquisados. Por fim, foram 47% favoráveis e contrários a fechar o Congresso. 

Entre os que têm formação de ensino superior, 60,7% são contra fechar o Congresso e 34% a favor. Esta margem de diferença foi considerada a maior.   

Já entre entrevistados que têm apenas ensino fundamental completo, 47,6% são contrários ao fechamento e 45,5% a favor. 

O Paraná Pesquisa ouviu 2.010 pessoas em 162 municípios dos 26 estados e DF, entre 5 e 9 de março. A margem de erro é de 2%.

Por outro lado, no contexto de pesquisas, há pouco mais de ano, outra pesquisa de outro instituto mostrava resultado inverso. Nesse sentido, a maioria era favorável ao fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado