PGR recorre de decisĂ£o de Fachin que anulou condenações de Lula

Caso deve ser levado para julgamento no plenĂ¡rio do Supremo. Ainda nĂ£o hĂ¡ data para que isso ocorra.

PGR recorre de decisĂ£o de Fachin

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS

Publicado em: 12/03/2021 Ă s 13:20 | Atualizado em: 12/03/2021 Ă s 13:20

A Procuradoria-Geral da RepĂºblica recorreu da decisĂ£o do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações do ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva pela Justiça Federal do ParanĂ¡ em investigações da Lava Jato.

A PGR pediu que os processos permaneçam na Justiça Federal do ParanĂ¡ e que sejam mantidas as condenações, segundo o “G1”.

Com isso, o caso deve ser levado para julgamento no plenĂ¡rio do Supremo. Ainda nĂ£o hĂ¡ data para que isso ocorra. Agora, cabe a Fachin, que Ă© o relator, liberar o processo para anĂ¡lise.

O presidente do STF, Luiz Fux, jĂ¡ indicou que darĂ¡ celeridade ao julgamento.

Dessa forma, o recurso Ă© assinado pela subprocuradora LindĂ´ra AraĂºjo, coordenadora da Lava Jato na PGR. Ela apresenta duas estratĂ©gias.

A primeira Ă© manter na Justiça Federal do ParanĂ¡ os processos do Lula e, com isso, preservar as condenações, o que deixa o petista inelegĂ­vel.

A outra Ă© que, caso o Supremo mantenha as anulações, sejam preservados os atos tomados nos processos antes do entendimento do ministro. Na prĂ¡tica, isso tambĂ©m manteria Lula inelegĂ­vel.

Fatos

“Os fatos ilĂ­citos versados nas referidas ações penais estĂ£o, a toda evidĂªncia, associados diretamente ao esquema criminoso de corrupĂ§Ă£o e de lavagem de dinheiro investigado no contexto da ‘OperaĂ§Ă£o Lava Jato’ e que lesou diretamente os cofres da Petrobras”, diz o recurso.

Leia mais no G1.

Leia mais

Foto: JoĂ£o Cruz / AgĂªncia Brasil