Mais de 60 enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos que atuam na rede estadual estão a postos para atender emergências na quadra carnavalesca.

Eles participaram da formação em Atendimento de Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar,  realizada no Pronto Socorro da Criança (PSC) da Zona Sul, nesta semana.

A atuação deles será no Plano de Contingência do Carnaval, patrocinado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A atividade, promovida pelo Núcleo de Ensino do PSC Zona Sul, foi realizada em parceria com o Núcleo de Ensino do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O treinamento é baseado nas diretrizes do American Heart Association (AHA).  Além dos profissionais que atuam na unidade hospitalar pediátrica, participaram também equipes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

De acordo com a coordenadora do núcleo de ensino do PSC Zona Sul, Danielle Monassa, o treinamento funciona como uma experiência de reciclagem de conhecimentos.

“Nós somos uma unidade de urgência e emergência e isso significa que recebemos casos críticos e que a parada cardiorrespiratória é comum. Nossa ideia então é reciclar aquilo que nossos profissionais já aprenderam na sua formação original”, ressalta.

Fonte: Secom

 

Foto: Divulgação