Entenda como tarifa da luz na região Norte pode ter redução
Aneel anunciou repasse dos investimentos em geradores para os consumidores de algumas regiões do país

Publicado em: 14/11/2022 às 11:29 | Atualizado em: 14/11/2022 às 11:49
Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), repassadas na última quarta-feira (9), a conta de luz irá encarecer em algumas regiões do país nos próximos meses. No entanto, a agência estuda diminuir tarifas nas regiões Norte e Nordeste.
Isso ocorrerá devido a manutenção da estabilidade das tarifas dos geradores, como previsto pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Dessa forma, o aumento no número de geradores irá refletir diretamente na conta do consumidor.
Regiões aumento
Uma nova metodologia de cálculos das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (Tust) e das Tarifas de Uso Sistema de Distribuição para as geradoras conectadas em 88 kV e em 138 kV (TUSD-g) garante a intensificação gradual do sinal entre 2023 e 2028.
Com isso, a medida irá garantir que os locais que mais sobrecarregam a rede passem a pagar mais em suas contas. Assim, será possível cobrar a energia de maneira proporcional ao uso do serviço.
É previsto que a Aneel diminua as tarifas dos consumidores do Nordeste em 2,4% e do Norte em 0,8%. Dessa forma, é possível estimar que a economia dos consumidores nessas regiões seja de R$ 1,23 bilhão por ano. No entanto, a região Centro-Oeste não deve ser impactada pelas mudanças.
Já no Sudeste, é esperado um aumento de 0,5% nas contas dos consumidores. Por fim, a região Sul é a que possuirá o maior aumento no país, estabelecido em 1,5% a mais nas contas. Isso ocorre devido a área estar mais distante das zonas de geração de energia.
Leia mais
Cai lei do Amazonas que protegia consumidor do medidor aéreo da luz
Equilíbrio
De acordo com a Aneel, o fim da estabilização das tarifas tem o objetivo de garantir um maior equilíbrio no pagamento pela expansão da rede de transmissão.
Assim, a agência afirmou por nota que, atualmente, todo o risco da oscilação de custos da transmissão é repassado para os consumidores.
Além disso, a Aneel afirma também que foram contratados cerca de R$ 50 bilhões nos últimos leilões de transmissão.
Os investimentos ainda não foram repassados para a população, que passará a contar com a cobrança apenas em 2023.
Leia mais em Edital Concursos Brasil.
Foto: Públicas