Guedes não responde a perguntas na CCJ sobre orçamento secreto

Guedes retrucou provocações com ironias, dizendo que "grandes negócios nas estatais e escândalos" eram especialidade de governos anteriores

guedes, ccj, orcamento, secreto

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 11/05/2021 às 17:22 | Atualizado em: 11/05/2021 às 17:22

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou quase quatro horas em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados sem responder a perguntas dos parlamentares sobre suposto esquema montado pelo governo para conquistar apoio por meio de um orçamento secreto de R$ 3 bilhões, revelado pelo Estadão. 

Nesta terça-feira, 11, Guedes foi questionado repetidas vezes por deputados de oposição, mas não tocou no tema diretamente. A reportagem é do Correio Braziliense.

Provocado sobre o assunto, Guedes retrucou com ironias, dizendo que “grandes negócios nas estatais e escândalos” eram especialidade de governos anteriores.

“Negócios e escândalos em estatais não são especialidade deste governo, mas de outros. Parece que isso não nos atingiu ainda, vamos ver”, afirmou. 

Mais cedo, Guedes chegou a declarar que a mistura entre política e economia está no cerne dos grandes escândalos de corrupção da história brasileira.

“Quanto mais influência política o equipamento econômico tiver, maior o desafio da corrupção. Não pode quem controla o poder político também controlar o poder econômico. Essa degeneração das práticas vem da mistura de política com economia”, avaliou.

Protestos encerram sessão 

Sob protestos da oposição, a presidente da comissão, deputada Bia Kicis (PSL-DF) encerrou a audiência pouco antes das 14h, mesmo sem parlamentares inscritos terem conseguido fazer perguntas para o ministro. 

“É o ministro da morte, está com medo de ouvir os congressistas”, reclamou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “Não concedi a palavra a mais ninguém, peço respeito e encerro os trabalhos”, respondeu a deputada.

Leia mais no Correio Braziliense

Foto: TV Câmara