Guedes nĂ£o responde a perguntas na CCJ sobre orçamento secreto

Guedes retrucou provocações com ironias, dizendo que "grandes negĂ³cios nas estatais e escĂ¢ndalos" eram especialidade de governos anteriores

guedes, ccj, orcamento, secreto

Publicado em: 11/05/2021 Ă s 17:22 | Atualizado em: 11/05/2021 Ă s 17:22

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou quase quatro horas em audiĂªncia na ComissĂ£o de ConstituiĂ§Ă£o e Justiça (CCJ) da CĂ¢mara dos Deputados sem responder a perguntas dos parlamentares sobre suposto esquema montado pelo governo para conquistar apoio por meio de um orçamento secreto de R$ 3 bilhões, revelado pelo EstadĂ£o. 

Nesta terça-feira, 11, Guedes foi questionado repetidas vezes por deputados de oposiĂ§Ă£o, mas nĂ£o tocou no tema diretamente. A reportagem Ă© do Correio Braziliense.

Provocado sobre o assunto, Guedes retrucou com ironias, dizendo que “grandes negĂ³cios nas estatais e escĂ¢ndalos” eram especialidade de governos anteriores.

“NegĂ³cios e escĂ¢ndalos em estatais nĂ£o sĂ£o especialidade deste governo, mas de outros. Parece que isso nĂ£o nos atingiu ainda, vamos ver”, afirmou. 

Mais cedo, Guedes chegou a declarar que a mistura entre polĂ­tica e economia estĂ¡ no cerne dos grandes escĂ¢ndalos de corrupĂ§Ă£o da histĂ³ria brasileira.

“Quanto mais influĂªncia polĂ­tica o equipamento econĂ´mico tiver, maior o desafio da corrupĂ§Ă£o. NĂ£o pode quem controla o poder polĂ­tico tambĂ©m controlar o poder econĂ´mico. Essa degeneraĂ§Ă£o das prĂ¡ticas vem da mistura de polĂ­tica com economia”, avaliou.

Protestos encerram sessĂ£o 

Sob protestos da oposiĂ§Ă£o, a presidente da comissĂ£o, deputada Bia Kicis (PSL-DF) encerrou a audiĂªncia pouco antes das 14h, mesmo sem parlamentares inscritos terem conseguido fazer perguntas para o ministro. 

“É o ministro da morte, estĂ¡ com medo de ouvir os congressistas”, reclamou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “NĂ£o concedi a palavra a mais ninguĂ©m, peço respeito e encerro os trabalhos”, respondeu a deputada.

Leia mais no Correio Braziliense

Foto: TV CĂ¢mara