O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), confirmou em Brasília que no próximo dia 11 será firmado o contrato de empréstimo de US$ 80 milhões (mais de R$ 400 milhões ao câmbio do dia) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O recurso é destinado a obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin).
Lima participou hoje (6) de reunião com os representantes do BID no Brasil, Morgan Doyler e Paola Martínez.
“A conversa foi muito boa. Eu estive aqui para alinhar os detalhes finais para a assinatura do contrato. Vai ser agora dia 11 e, de imediato, começa a montagem dos canteiros de obras ali na Manaus 2000, que fica no Distrito Industrial, e também na comunidade da Sharp. Ainda neste mês as obras se iniciam”, disse Lima.
O contrato será assinado após o Senado aprovar o pedido de autorização dos recursos, encaminhado pelo Governo do Amazonas ao governo federal para a contratação do empréstimo.
Por se tratar de operação com banco internacional, é preciso de autorização do governo federal e do Senado.
Modelo de Prosamin em Manaus
Obras urbanísticas
O programa abrange obras de requalificação urbanística, que incluem saneamento básico, drenagem urbana, moradia, mobilidade urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental, em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul.
Fotos: divulgação/Secom