Ianomâmis: comissão do Senado tem reação no STF por querer ouvir garimpeiros
"Está evidente o interesse da maioria da comissão que não é a causa ianomâmi e sim uma generosa proteção aos garimpeiros”, diz advogado da Urihi.

Da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 22/03/2023 às 10:38 | Atualizado em: 22/03/2023 às 10:52
Associação que representa os indígenas ianomâmis entrou com mandado de segurança no STF contra comissão do Senado. O motivo é que os senadores comandados por Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, programaram audiência nesta quarta (22), às 9h, para ouvir garimpeiros.
Contudo, essa comissão externa foi criada com outra finalidade, a de acompanhar as ações a favor dos ianomâmis na terra indígena devastada pelos garimpeiros. E que, como legado do governo de Jair Bolsonaro (PL), deixaram a tragédia humanitária que é investigada por suspeita de genocídio.
Dessa forma, a Associação Urihi, que representa mais de 150 comunidades ianomâmis, pede que, além de não permitir essa reunião, o STF também que parte do trabalho da comissão do Senado seja suspensa.
Conforme a entidade, Rodrigues tem interesse em dar voz a representantes de cooperativas de garimpeiros, da Associação Nacional do Ouro e da Cooperativa Minero Artesanal de Roraima.
E assim, a comissão cometerá desvio de finalidade e desvirtuamento da sua existência, que é representar o Senado na gestão da grave crise humanitária.
Na ação ao STF, portanto, o advogado da associação, Henrique Menezes, apontou plano de trabalho enviesado e aprovado na comissão para ouvir os garimpeiros.
“Está evidente o interesse da maioria da comissão que não é a causa ianomâmi e sim uma generosa proteção aos garimpeiros”, disse ele.
Leia mais
Ianomâmis: senador de RR faz visita suspeita e MPF quer justificativa
Comissão do Senado e de Roraima
Além de Chico Rodrigues (PSB), que preside, a comissão tem mais dois senadores de Roraima no comando: Dr. Hiran (PP), o relator, e Mecias de Jesus (Republicanos).
A comissão do Senado não é vista com simpatia. O motivo é que ela ficou a comando de senadores de Roraima. Como resultado, há desconfiança de que venha a apresentar algum resultado importante.
Acusado de ligação suspeita com garimpeiros, Chico Rodrigues chegou, inclusive, a fazer uma visita isolada ao garimpo.
Além deles, compõem o colegiado Eliziane Gama (PSD-MA), Humberto Costa (PT-PE), Marcos Pontes (PL-SP), Zenaide Maia (PSD-RN) e Leila Barros (PDT-DF).
*Com informações da Agência Brasil.
Foto: Leonardo Prado/PGR