Bancada do Amazonas ocupa cargos estratégicos no Congresso em 2021

Embora não esteja presidindo nenhuma comissão permanente da Câmara dos Deputados e do Senado, a maioria dos parlamentares amazonenses ocupa um posto relevante nas duas casas legislativas

bancada, amazonas, cargos, estrategicos, congresso

Publicado em: 13/03/2021 às 09:05 | Atualizado em: 13/03/2021 às 09:10

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Sem comandar nenhuma comissão permanente na Câmara dos Deputados e no Senado, em 2021, – apenas duas vice-presidências – a bancada do Amazonas ainda conseguiu ficar em evidência quando se trata de ocupar cargos estratégicos no Congresso Nacional.  

De acordo com levantamento do BNC, sete dos 11 representantes amazonenses estão ocupando lugar de destaque nas duas casas legislativas. 

Na Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) é o número dois na mesa diretora. Foi eleito, em fevereiro deste ano, primeiro vice-presidente da Casa. A “proeza” amazonense não ocorria desde 1982. 

Capitão Alberto Neto, um dos vice-líderes do governo
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Também conquistou lugar de destaque, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM). Ele foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com um de seus vice-líderes na Câmara.

Na lista da “elite do Congresso” ainda figuram os deputados Delegado Pablo e Sidney Leite, por ocuparem as vice-presidências das comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Finanças e Tributação (CFT) respectivamente.  

No Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) foi reconduzido pelo segundo ano como líder do MDB – o maior partido da casa com 15 senadores. 

Já Plínio Valério (PSDB-AM) é o novo ouvidor-geral do Senado. A função é ouvir e encaminhar as reclamações e sugestões de todo e qualquer brasileiro.

Leia mais:

Bancada do Amazonas fica sem comando de comissões do Congresso

Bancada pede ao governo vacinação em massa no Amazonas

Bancada do Amazonas gasta R$ 13,4 milhões da Câmara em ano de pandemia

 

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi reconduzido coordenador da bancada no Congresso e é um dos nomes fortes a presidir a mais recém-criada Comissão de Segurança Pública.

Os sem-cargos 

Na sessão legislativa de 2021, ficaram sem cargos de destaque apenas os deputados Átila Lins (PSD-AM), Bosco Saraiva (Solidariedade-AM), José Ricardo (PT-AM) e Silas Câmara (Republicanos-AM).

Foto:  Cleia Viana/Câmara dos Deputados