Eleição a governador-tampão do Rio deve ser direta, defende PGR

O STF deve decidir o modo de substituição do governador e vice neste 8 de abril

Trama golpista: fala de Paulo Gonet expõe papel decisivo das Forças Armadas

Publicado em: 07/04/2026 às 19:20 | Atualizado em: 07/04/2026 às 19:37

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a realização de eleições diretas para definir o governador-tampão do Rio de Janeiro até 2026. O posicionamento será analisado pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (8).

A manifestação, divulgada nesta terça-feira (7), ocorre após a condenação do ex-governador Cláudio Castro pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo Gonet, mesmo com a renúncia, o caso configura vacância decorrente de decisão da Justiça Eleitoral, o que exige eleição pelo voto popular.

A ação foi apresentada pelo PSD-RJ, ligado ao prefeito Eduardo Paes, que defende a consulta direta à população.

O partido argumenta que a renúncia de Castro teria sido uma tentativa de evitar esse cenário.

Atualmente, há impasse sobre o modelo de escolha. O TSE indicou inicialmente eleição direta, mas corrigiu o entendimento para indireta após apontar “erro material”.

A definição agora ficará a cargo do STF, que também deve decidir sobre a manutenção do governo interino no estado.

Leia mais em ICL Notícias.

Foto: Antonio Augusto/STf