PGR vai partir para quebrar sigilo das investigações da CPI da covid

A informaĂ§Ă£o foi revelada pela CNN, que afirma que o objetivo do procurador Ă© dar visibilidade ao trabalho decorrente das investigações

Publicado em: 20/02/2022 Ă s 13:49 | Atualizado em: 20/02/2022 Ă s 14:03

Diante da pressĂ£o dos membros da extinta CPI da covid-19, o procurador-geral da RepĂºblica, Augusto Aras, planeja solicitar na prĂ³xima semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensĂ£o do sigilo dos processos decorrentes do relatĂ³rio da comissĂ£o.

A informaĂ§Ă£o foi revelada pela CNN, que afirma que o objetivo do procurador Ă© dar visibilidade ao trabalho decorrente das investigações.

O sigilo sobre os processos foi estabelecido por conta das informações sensíveis contidas entre os documentos recolhidos pela CPI, como dados pessoais e endereços de contato de investigados.

Leia mais

Moraes envia a PGR relatĂ³rio da PF sobre live de Bolsonaro contra urnas

Por outro lado, Aras vem sendo acusado pelos membros do colegiado de tentar proteger o presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as provas levantadas, e de tentar manter os processos parados pelo maior tempo possĂ­vel.

Com a suspensĂ£o do sigilo, Aras procura ao mesmo tempo conseguir provar sua atividade como expor eventuais falhas na investigaĂ§Ă£o realizada pela CPI, argumento utilizado pelo procurador para tentar arquivar os inquĂ©ritos solicitados.

Leia mais no Congresso em Foco.

Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR