Senadores do Amazonas estão no apelo mundial por mais vacina no Brasil

Em nome do Amazonas, o senador Omar Aziz reafirmou que a vacinação em massa dos brasileiros é a melhor e mais urgente forma de conter a covid

Senadores

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 22/03/2021 às 18:41 | Atualizado em: 24/03/2021 às 13:51

Dos 81 senadores, 65 assinaram hoje (22) moção de apelo à comunidade internacional para necessidade da vacinação dos brasileiros. Além do parlamento de diversos países, o documento será enviado ao G-20, ONU, OMS e OCDE. A bancada do Amazonas no Senado aderiu 100% ao clamor.

“Deixar que o povo brasileiro continue a morrer sem vacinas significa uma agressão a todas as tradições humanas. É o oposto de tudo o que a civilização representa. Destrói os princípios de convivência humana. Impõe o medo e compromete a tranquilidade e segurança de todos os países”, diz o documento.  

Os senadores Omar Aziz (PSD), Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) subscreveram a moção. Ela foi apresentada pela senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores.

De acordo com o documento, “a sombra nefasta da morte paira sobre milhões de brasileiros, e que novas formas do vírus da covid 19 se tornam uma assustadora ameaça global”.

Com quase 3 mil mortes diárias, o documento destacou que o Brasil se tornou o epicentro mundial da pandemia. 

“O país reclama atenção emergencial do mundo. Nosso ritmo de imunização é insuficiente para conter a propagação da doença. Até o momento, cerca de 5% dos 210 milhões de brasileiros foram vacinados”, diz a moção.

Os senadores alertam ao mundo que as barreiras sanitárias não serão suficientes em conter as novas variantes que circulam no país.  

“A única defesa é a cooperação internacional, com a vacinação urgente de nossa população”, diz o documento. 

Leia mais

Manifestantes cobram vacinação e atacam Bolsonaro

Governadores defendem pacto nacional e vacinação em massa

Vacinação em massa

Por meio da sua assessoria, o coordenador da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso, Omar Aziz, confirmou apoio à moção.

Defensor da vacinação em massa no país, o senador vê no insumo a melhor e mais urgente forma de conter o avanço do coronavírus.

Valério disse que assinou o documento por entender que é preciso chamar a atenção do mundo para a situação brasileira.

“O momento requer todo tipo de atenção e também de se chamar atenção para a situação caótica”.

Leia mais

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil