Sorrateiro e covarde, Bolsonaro enfia de vez punhal do IPI no AM
De novo, na calada da noite, antes de um feriado, presidente publicou decreto de IPI que fere de morte a economia do Amazonas
Da Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 15/04/2022 às 09:11 | Atualizado em: 15/04/2022 às 09:11
Mais um vez, sorrateiramente, o presidente Jair Bolsonaro usou subterfúgios de covardia para cravar até o fim a punhalada que aplicou na Zona Franca de Manaus, usando IPI como arma.
Assim como no dia 25 de fevereiro, véspera do feriado de Carnaval, Bolsonaro, agora, véspera de feriado da Sexta-Feira Santa, concluiu o ataque.
Ele age assim, com o Congresso fechado e a folga das pessoas, para evitar repercussões.
É que ontem, em edição extra do Diário Oficial da União, no fim do dia, o presidente publicou novo decreto mortal para a economia do Amazonas. Este torna permanente a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados, confirmando o ato de 25 de fevereiro.
A medida prejudica a ZFM porque tira a competitividade dos bens produzidos no Polo Industrial de Manaus.
Bolsonaro foi avisado do problema que causaria ao Amazonas ainda em fevereiro. Depois, decretou a redução do IPI, mas foi pressionado e prometeu ajustar o ato, protegendo os produtos fabricados no PIM.
Mas, ao invés disso, Bolsonaro acentuou a punhalada. Isso porque a tabela do tributo, antes temporária, agora é permanente.
Pior de tudo é que no início desta semana, o presidente antecipou que prepara uma nova medida de redução de IPI. Falou isso em entrevista ao jornal O Liberal, de Belém.
Leia mais
Bolsonaro ignora ZFM e já admite nova redução de IPI
Redução do IPI de eletrodomésticos não chega ao consumidor
IPI que mata a ZFM é o mesmo que agora dá lucro a empresários
Senador alerta da nova ameaça à ZFM: corte no IPI de motos e bebidas
‘Canalhas!’, diz Serafim sobre decisão de Bolsonaro de reduzir IPI da ZFM