Projeto veta novos financiamentos do BNDES a estrangeiros

Publicado em: 12/11/2019 às 14:10 | Atualizado em: 12/11/2019 às 14:10
O projeto de lei que proíbe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de financiar, conceder crédito ou prorrogar validade de operações já contratadas com governos estrangeiros avançou nesta terça-feira, dia 12, com aprovação de parecer pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
O PL 261/2015, que segue para decisão final da Comissão de Constituição e Justiça foi aprovado com emendas para permitir o financiamento da exportação de bens produzidos no Brasil e adquiridos por governos estrangeiros.
Na justificativa do projeto, o autor, senador Reguffe (Podemos-DF), afirmou que a aplicação de recursos públicos dos contribuintes brasileiros no exterior, diante dos problemas no Brasil, é “inaceitável e absolutamente revoltante”.
O relator, senador Plínio Valério (PSDB), votou favoravelmente à proposta. Ele explicou que o projeto tem o objetivo de impedir que novas operações de financiamento do BNDES a governos estrangeiros gerem prejuízos ao país, seja devido à inadimplência dos governos, seja pela redução da disponibilidade de recursos para investimentos no Brasil.
Fonte: Agência Senado
Leia mais
BNDES devolve mais R$ 30 bilhões dos empréstimos da era PT
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado