Toadas de todos os tempos

Diferente das cantigas de amor, nas toadas nรฃo hรก exaltaรงรฃo a uma mulher, mas aos bois

#Toadas inaugura hoje espaรงo cultural Semulsp

Mariane Veiga, por Dassuem Nogueira

Publicado em: 27/09/2023 ร s 17:07 | Atualizado em: 27/09/2023 ร s 17:17

A toada vem se transformando ao longo de pouco mais de um sรฉculo. Assim como o prรณprio boi-bumbรก.

Maria Celeste de Souza Cardoso fez um estudo sobre o Cancioneiro das toadas do boi-bumbรก de Parintins. Nele, a pesquisadora estabelece paralelos entre os estilos de cantiga medievais de amor, de escรกrnio e de amigo com as toadas antolรณgicas de Parintins.

Ela afirma que nรฃo hรก como determinar os antepassados das toadas atรฉ sua chegada na ilha Tupinambarana. Contudo, hรก vestรญgios do cancioneiro medieval ibรฉrico, trazido pelos colonizadores portugueses.

As caracterรญsticas em comum sรฃo a oralidade, pois eram passadas oralmente de pai para filho; versos curtos; poucas ou uma รบnica estrofe.

Porรฉm, diferente das cantigas de amor, nas toadas nรฃo hรก exaltaรงรฃo a uma mulher, mas aos bois.

Os versos de desafio do inรญcio do boi-bumbรก se assemelham em tema ร s cantigas de escรกrnio, pois o objetivo รฉ diminuir o desafiante.

As toadas de amigo narram o universo bucรณlico do campo, por isso, se assemelham ร s toadas que falam das paisagens amazรดnicas, da fazenda e do vaqueiro.

Na dรฉcada de 1990, as toadas tรชm uma nova estrutura: introduรงรฃo ou cabeรงa, corpo ou desenvolvimento e conclusรฃo ou final.

Quanto ร  estrutura formal, geralmente organiza-se em quatro estrofes, com um ritmo crescente, comeรงa de forma lenta e explode no refrรฃo.

Maria Celeste as chama de toadas populares, pois se alinham ร  mรบsica popular. Contudo, os temas persistem, como a adoraรงรฃo pelo boi, o culto ร  natureza, a exuberรขncia dos rituais, a forรงa do caboclo etc.

O novo sempre vem

A divisรฃo feita por Maria Celeste entre toadas antolรณgicas e populares tem como base a tensรฃo entre o antigo e o novo que caracterizou a dรฉcada de 1990 no mundo bovino.

Para Wilson Nogueira, pesquisador de festas populares na Amazรดnia, a toada foi o item que mais se modificou ao longo dos anos. As transformaรงรตes ocorreram ร  medida em que a brincadeira foi ganhando atenรงรฃo do mercado de cultura de massas na dรฉcada de 1990.

Para o pesquisador, โ€œa pressรฃo nas bases tradicionais nรฃo estancou os testes com ritmos que distanciavam cada vez mais os bumbรกs de suas raรญzes. Criou-se, entรฃo, um novo ritmo que se aproxima das exigรชncias que vรชm do mercado com o sentimento do passadoโ€.

Mas nรฃo foi o boi-bumbรก que se transformou, foi o mundo que mudou. Para Maria Celeste, as transformaรงรตes foram inevitรกveis, dado que o festival folclรณrico de Parintins passou a ser tambรฉm um produto.

Apesar de ter se fastado de muitos elementos tradicionais, a toada passou a se esforรงar em representar culturas indรญgenas e caboclas. Mais recentemente, vem se alinhando a pautas polรญticas nacionais e mundiais.

A dรฉcada de 1990

As transformaรงรตes pelas quais as toadas de boi bumbรก passaram tem como marco a dรฉcada de 1990. Coincide com o sucesso mundial alcanรงado por Tic Tic Tac, de Braulino Lima. A toada foi feita para o Boi Garantido no ano de 1992, mas que fez sucesso no Brasil e na Europa na versรฃo da banda Carrapicho em 1996.

Nesse ano, tambรฉm fez sucesso a toada Vermelho, de Chico da Silva, no dueto feito por Fafรก de Belรฉm e Davi Assayag, na รฉpoca, levantador do boi do coraรงรฃo na testa.

Em dezembro daquele ano, foram gravados dois รกlbuns รฉpicos de Arlindo Jรบnior e Davi Assayag, entรฃo levantadores de Caprichoso e Garantido respectivamente.

Os รกlbuns โ€œao vivo no anfiteatro da Ponta Negraโ€ foram gravados pela Sony Music. E contaram com a produรงรฃo de Marcos Mazzola atรฉ hoje, um profissional aclamado pela crรญtica.

Marcos Mazzola produziu nomes como Gal Costa, Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Elis Regina.

Antes do advento da internet no mundo, a contrataรงรฃo por uma gravadora significava que haveria ampla divulgaรงรฃo do trabalho. Isso porque o caminho para alcanรงar o grande pรบblico estava na participaรงรฃo em programas de televisรฃo e rรกdios.

Os รกlbuns dos levantadores de toadas oficiais dos bois foram uma aposta alta no ritmo que acabava de conquistar o paรญs.

A opรงรฃo pela gravaรงรฃo ao vivo pretendia capturar a alta energia que ocorre em um show de toadas. A sinergia entre levantadores, os tambores e pรบblico sรฃo รญmpares. Um show de toadas aciona memรณria de catarse para aqueles que assistem aos espetรกculos ao vivo no bumbรณdromo de Parintins.

A reboque do sucesso de Tic Tic Tac, alรฉm dos levantadores oficiais, participaram de vรกrios programas globais e eventos nacionais os levantadores Klinger Araรบjo e Tony Medeiros, e o grupo Canto da Mata.

O sucesso nacional obtido pelas toadas na dรฉcada de 1990 nรฃo obteve similar atรฉ o momento. Porรฉm, o cenรกrio agora รฉ outro.

Se antes, as gravadoras concentravam e orquestravam os sucessos populares, hoje esse รฉ um fenรดmeno pulverizado pela internet.

Desse modo, consumidores dos diferentes mundos musicais brasileiros, como o de toadas, tem acesso aos seus ritmos preferidos em qualquer parte do planeta.

Hoje mesmo, o #Toadas, da plataforma Brasil Norte Comunicaรงรฃo (BNC), sucesso na internet, chega hoje em Brasรญlia, com ingressos esgotados para a apresentaรงรฃo de dois shows.

Alรฉm de tocar as toadas, o programa contextualiza o mundo toadeiro para quem ainda nรฃo รฉ รญntimo. Maria Celeste destaca que โ€œa toada รฉ como a Amazรดnia, se vocรช nรฃo a conhece, nรฃo รฉ capaz de entendรช-laโ€.

O processo de composiรงรฃo das toadas

A antropรณloga Socorro Batalha, analisou o processo de composiรงรฃo das toadas de boi-bumbรก, arranjos e parcerias. Ela apreendeu que as toadas sรฃo resultado da aposta em uma experiรชncia artรญstica para o espectador.

Atualmente, as toadas sรฃo feitas para o espetรกculo, chamado de โ€œboi de arenaโ€. Assim, ao fazer uma toada, os compositores jรก a imaginam com os arranjos e uma proposta visual de execuรงรฃo alegรณrica e coreogrรกfica no festival.

Eles ainda consideram a interpretaรงรฃo que deverรก ser realizada pelo levantador de toadas. Assim, uma toada รฉ feita para harmonizar com as caracterรญsticas vocais de um cantor especรญfico.

Tudo a fim de provocar, inicialmente, a expectativa do que ocorrerรก na arena. Essa, se concretizarรก ou nรฃo em sua execuรงรฃo no festival. E, claro, contabilizar pontos na competiรงรฃo.

Isso porque as toadas sรฃo feitas para os diferentes itens que se apresentam: individuais, coletivos e artรญsticos.

Adriano Aguiar, compositor do boi Caprichoso, fez a toada Sensibilidade para o levantador Davi Assayag. A toada รฉ de 2011, segundo ano da participaรงรฃo de Davi no boi azul.

Naquele ano, o boi Garantido apostou em Sebastiรฃo para fazer apresentaรงรตes mais arrojadas com danรงas e apariรงรตes. Davi nรฃo poderia competir nesses termos.

Adriano entรฃo apostou na emoรงรฃo para conquistar pรบblico e jurados. Alรฉm de fazer uma linda homenagem a Davi Assayag.

O ritual das toadas

O momento ritual deriva da participaรงรฃo do pajรฉ no auto do boi, quando ele surge para ressuscitar o animal abatido por Pai Franscisco.

No festival folclรณrico de Parintins, o aparecimento do pajรฉ no ritual passou a ser a representaรงรฃo da personagem indรญgena.

O momento รฉ marcado pela luta entre o bem e o mal no contexto mitolรณgico de alguma etnia, segundo a visรฃo dos compositores. E que se associa a execuรงรฃo de uma alegoria que tem o papel de representar o que estรก na toada.

Segundo Batalha, a รชnfase no momento ritual feito desse modo surge na dรฉcada de 1990, junto a uma sรฉrie de mudanรงas no formato das apresentaรงรตes.

A escolha dos povos indรญgenas a serem representados nas toadas tem como principal critรฉrio a variedade de elementos que possam ser atrativos para o pรบblico.

Assim, as cores, danรงas, vestimentas, plumรกrias e pinturas corporais de um povo sรฃo consideradas para servir a um plano visual durante as apresentaรงรตes.

Socorro Batalha diz que โ€œprimeiramente o compositor faz a pesquisa da etnia, depois elabora a letra da toada, e em seguida fundamenta o arranjo. A pesquisa torna-se fundamental. Sem ela nรฃo hรก letra e sem letra nรฃo hรก cenรกriosโ€.

Comumente, as parcerias entre os compositores de ritual surgem quando um realiza a pesquisa sobre um determinado povo indรญgena. Desse material resulta a elaboraรงรฃo da letra e, posteriormente, a criaรงรฃo do arranjo.

A pesquisa tornou-se fundamental para a submissรฃo das toadas nos processos seletivos, sendo obrigatรณria a apresentaรงรฃo das referรชncias bibliogrรกficas ou comprovaรงรตes de que o compositor fez pesquisa de campo.

No Garantido, o processo de criaรงรฃo das toadas parte dos compositores. A partir delas, se faz a elaboraรงรฃo do boi de arena.

No Caprichoso, se dรก ao contrรกrio: o Conselho de Artes apresenta aos compositores uma proposta de boi de arena baseada em pesquisa. Em seguida, eles apresentam as toadas e รฉ feita a seleรงรฃo.

As toadas sรฃo escolhidas em um processo seletivo, lanรงado em edital pelas agremiaรงรตes, comumente, em novembro do ano anterior.

Comissรฃo de Artes, no Garantido, e Conselho de Artes, no Caprichoso, juntam compositores, arranjadores e convidados para as audiรงรตes.

A autora รฉ antropรณloga.

Foto: BNC AMAZONAS