Ministro é chamado a dizer o que vai ser do Minha Casa, Minha Vida

minha casa

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 22/04/2019 às 19:04 | Atualizado em: 22/04/2019 às 19:04

As comissões da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia e de Desenvolvimento Urbano, ambas da Câmara dos Deputados, serão palco na próxima quarta, dia 24, de audiência pública sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida.

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, confirmaram presença nos debates propostos pelos deputados José Ricardo (PT-AM), Alex Manente (PPS-SP) e José Nelto (Podemos-GO).

É interesse do parlamento saber que plano o governo federal tem para a volta das obras do programa voltado para os brasileiros de baixa renda, parado em praticamente todo o país. De acordo com José Ricardo, são cerca de 40 mil obras paradas.

Segundo o deputado do Amazonas, o Minha Casa, Minha Vida, que passou para a alçada do Ministério do Desenvolvimento Regional com a extinção do Ministério das Cidades pelo atual governo, tem orçamento de R$ 4,6 bilhões para este ano, inferior ao de 2018.

“Por isso, é fundamental sabermos qual a sua real dotação orçamentária para 2019 e cobrar o retorno dos investimentos em moradia”, disse o petista, que aponta desmonte da política nacional de habitação, o que pode incentivar a volta de invasões de terras.

 

Leia mais

Aprovada prorrogação de incentivos do Minha Casa, Minha Vida

Câmara aprova votação urgente de PL que beneficia Minha Casa, Minha Vida

 

Usando dados de 2016 da Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad), o deputado afirma que Manaus tem 128 mil sem moradia, 139 mil famílias no aluguel, número que chegava a 157 mil no Amazonas.

 

Foto: Divulgação/assessoria