Ministro é chamado a dizer o que vai ser do Minha Casa, Minha Vida

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 22/04/2019 às 19:04 | Atualizado em: 22/04/2019 às 19:04
As comissões da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia e de Desenvolvimento Urbano, ambas da Câmara dos Deputados, serão palco na próxima quarta, dia 24, de audiência pública sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida.
O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, confirmaram presença nos debates propostos pelos deputados José Ricardo (PT-AM), Alex Manente (PPS-SP) e José Nelto (Podemos-GO).
É interesse do parlamento saber que plano o governo federal tem para a volta das obras do programa voltado para os brasileiros de baixa renda, parado em praticamente todo o país. De acordo com José Ricardo, são cerca de 40 mil obras paradas.
Segundo o deputado do Amazonas, o Minha Casa, Minha Vida, que passou para a alçada do Ministério do Desenvolvimento Regional com a extinção do Ministério das Cidades pelo atual governo, tem orçamento de R$ 4,6 bilhões para este ano, inferior ao de 2018.
“Por isso, é fundamental sabermos qual a sua real dotação orçamentária para 2019 e cobrar o retorno dos investimentos em moradia”, disse o petista, que aponta desmonte da política nacional de habitação, o que pode incentivar a volta de invasões de terras.
Leia mais
• Aprovada prorrogação de incentivos do Minha Casa, Minha Vida
• Câmara aprova votação urgente de PL que beneficia Minha Casa, Minha Vida
Usando dados de 2016 da Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad), o deputado afirma que Manaus tem 128 mil sem moradia, 139 mil famílias no aluguel, número que chegava a 157 mil no Amazonas.
Foto: Divulgação/assessoria