Abertura de empresas é simplificada e MP sai da Câmara para sanção

Relator recomendou a rejeição de todas as mudanças propostas pelos senadores, posição seguida pelos partidos com poucas exceções

abertura, empresas, simplificada, mp, sancao

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 05/08/2021 às 21:03 | Atualizado em: 05/08/2021 às 21:03

A Câmara dos Deputados rejeitou as emendas do Senado e manteve o texto dos deputados para a Medida Provisória 1040/21, que elimina exigências e simplifica a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A MP passou por votação no plenário nesta quinta-feira (5) e será enviada à sanção presidencial. 

Uma das inovações é a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. Enquanto estados, Distrito Federal e municípios não enviarem suas classificações para uma rede integrada, valerá a classificação federal para a abertura do negócio. 

Pelo texto do relator, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), em vez da validade indeterminada prevista no texto original da MP, as licenças e alvarás serão válidos enquanto atendidas as condições e requisitos de sua emissão.

Bertaiolli (foto) recomendou a rejeição de todas as mudanças propostas pelos senadores, posição seguida pelos partidos com poucas exceções.

Leia texto completo na Agência Câmara Notícia

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados